Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/07/2013 às 10h57min - Atualizada em 26/07/2013 às 10h57min

Museu Histórico e Artístico do Maranhão completa 40 anos de fundação

E para encerrar a semana comemorativa será realizada uma palestra e abertura de uma exposição.

Secma

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), órgão da Secretaria de estado da Cultura (Secma), celebra 40 anos de fundação.

Localizado no centro de São Luis, num solar do século XIX, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão - MHAM foi inaugurado em 28 de julho de 1973, data em que se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

E para encerrar a semana comemorativa, será realizada palestra, ministrada por Joaquim Gomes de Sousa, também conhecido como "Sousinha". Também será aberta a Exposição de Serigrafia "Coleção Bozano", às 19h, na sede do MHAM (Rua do Sol, nº 302 - Centro).

Durante a semana a direção do MHAM, preparou atividades para todos os públicos. Para as crianças, o projeto "Férias no Museu" com oficina de percussão, contação de histórias, recreação e visitas monitoradas. Toda a programação acontecerá em horários pré-definidos, de 23 a 26 de julho.

O Projeto "Férias no Museu" termina nesta sexta-feira (26), no horário das 14h às 17h.

A ação cultural é voltada para o público infantil e busca a participação de 100 crianças da zona urbana e rural de São Luís.

O principal objetivo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão é a missão de zelar pelo patrimônio maranhense, divulgar e incentivar todos os segmentos da cultura, o MHAM é reconhecido como a instituição museológica de acervo erudito mais importante do Estado, sendo composto por aproximadamente 10.000 mil peças, dentre elas: mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX azulejaria de origem diversa, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana e acervo documental, incluindo o original da obra de Aluízio de Azevedo, "O Mulato", além de uma relevante coleção bibliográfica.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão é também um local privilegiado para a difusão cultural, dinamizando seus espaços para atividades que fortalecem a identidade cultural maranhense, sejam com projeções de filmes, exposições de curta direção apresentações culturais, visitas monitoradas, espetáculos teatrais, palestras que possibilitam encontros, geram reflexão, debates, fruição artística e difusão cultural.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp