Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/03/2024 às 09h35min - Atualizada em 21/03/2024 às 09h35min

Câmara de São Luís promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

O evento promovido pelo Departamento de Recursos Humanos reuniu funcionários na manhã desta quarta-feira, 20

Da Redação
Funcionários da Câmara se reuniram nesta quarta-feira durante o treinamento sobre assédio moral e sexual no trabalho (Foto: Fabrício Cunha)
Funcionários da Câmara participaram na manhã desta quarta-feira, 20, da palestra “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”. O evento, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos, teve como objetivo dar visibilidade ao tema e apresentar caminhos para um bom ambiente organizacional.

Durante a apresentação o psicólogo Mauro Brandão, servidor da Câmara e palestrante, explicou que o assédio moral consiste na atuação repetida de situações vexatórias que expõem pessoas com algum vínculo com a instituição. Já a prática de assédio sexual consiste em atos e insinuações de natureza física como condição clara para manter o emprego; influir nas promoções da carreira do assediado.

“A equipe desenhou esta atividade pensando em trazer informações que são importantes e que diversas vezes, no nosso dia-a-dia, a gente não se dá conta de que vivência ou então não sabemos quais os canais necessários para que possamos relatar o que acontece conosco”, explicou o palestrante.


Ambos os tipos de violência, ressaltou Brandão, podem ocorrer de forma vertical entre os superiores e seus subordinados ou horizontal, entre pessoas de mesma hierarquia. A palestra apresentou ainda os riscos da prática para o empregado e para a empresa que vão desde problemas emocionais à queda da produtividade. 

O evento repercutiu de forma positiva entre os funcionários, entre eles a assistente social Karoline Rocha que comentou sobre a importância de iniciativas como esta. Para a servidora, o debate ajuda a estabelecer limites seguros para o ambiente de trabalho.

“Às vezes, nós normalizamos certos comportamentos que não deveriam ser normalizados, mas que sempre estiveram presentes na sociedade. E estar aqui falando sobre isso é acender um alerta de até onde determinadas condutas podem ser consideradas normais e onde não podem”, declarou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp