Portal Emaranhense Publicidade 728x90
07/03/2024 às 09h48min - Atualizada em 07/03/2024 às 09h48min

Maranhão registra queda de 38% nos casos de feminicídio no primeiro bimestre de 2024

Governo do Estado destaca ações preventivas e estratégias de combate à violência de gênero

Da Redação
SSP
Maranhão registra queda nos casos de feminicídio (Foto: Divulgação/Arquivo)
O Estado do Maranhão testemunhou uma queda significativa de 38% nos casos de feminicídio no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O Governo do Maranhão, empenhado no combate à violência contra a mulher, atribui essa redução à implementação de medidas preventivas e estratégias, incluindo campanhas de conscientização, fortalecimento da rede de apoio às vítimas e melhorias nos sistemas de denúncia e assistência.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, destaca que a redução nos casos de feminicídio é resultado de uma resposta eficaz das forças de segurança e do avanço na sensibilização da sociedade para a gravidade desse problema. Ele ressalta o compromisso contínuo do governo em interromper o ciclo de violência contra a mulher e evitar o feminicídio.

O Maranhão ganhou destaque nacional no ano anterior, com uma redução de cerca de 32% nos casos de feminicídio em comparação com o ano de 2022, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa redução, considerada a maior dos últimos cinco anos, posicionou o Maranhão em terceiro lugar no ranking dos estados que mais reduziram esse tipo de crime, superando significativamente a média nacional, que teve uma redução inferior a 1%.

O estado também se destacou regionalmente, sendo o segundo com a maior redução de feminicídios entre os nove estados nordestinos. Esse feito reflete o trabalho árduo do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

Atualmente, o Maranhão conta com 22 Delegacias Especializadas da Mulher, incluindo a Delegacia da Mulher da capital, que oferece atendimento 24 horas. Nas cidades sem delegacia especializada, estão sendo implantados núcleos especializados de atendimento à mulher vítima de violência, proporcionando atendimento reservado, por uma agente mulher, com máxima privacidade e acolhimento humanizado.

A Patrulha Maria da Penha, um grupamento da Polícia Militar do Maranhão, também desempenha um papel crucial no atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas de urgência. Com cobertura em 70 municípios, essa iniciativa já atendeu mais de 66 mil mulheres e realizou aproximadamente 150 mil ações de visitas, rondas e ligações.

O Governo do Maranhão continua comprometido em fortalecer o combate à violência contra a mulher, visando a segurança e proteção das cidadãs maranhenses.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp