Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/02/2024 às 11h00min - Atualizada em 22/02/2024 às 11h00min

Mão de obra carcerária contribui para segurança pública com produção de móveis para delegacias no Maranhão

Programa “Trabalho com Dignidade” da Seap impulsiona ressocialização e economia no estado

Da Redação
Mão de obra carcerária produz móveis para delegacias (Fotos: Gilson Ferreira, Gilson Teixeira, Clayton Monteles e Fernando dos Anjos)
O compromisso do Governo do Maranhão com a ressocialização de detentos e aprimoramento da segurança pública ganhou destaque na última segunda-feira (19). A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) entregou seis novas Delegacias de Polícia Civil, beneficiadas pelo Programa "Trabalho com Dignidade". A iniciativa envolve a produção de mais de 100 peças de mobiliário por mão de obra carcerária, proporcionando não apenas oportunidades de reabilitação, mas também contribuindo para a economia estadual.

No âmbito do programa, detentos participaram ativamente na fabricação de mesas, longarinas, armários, cadeiras fixas e de escritório. Esses móveis foram destinados às delegacias, promovendo não apenas a requalificação dos espaços, mas também assegurando que a Polícia Civil possa oferecer serviços eficientes à população.

O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, ressaltou a importância do projeto não apenas para os internos, mas também para a sociedade em geral. "Estamos comprometidos em fornecer oportunidades de ressocialização para os internos, e este programa é um exemplo concreto disso. Ao utilizar a mão de obra carcerária na produção de móveis para a segurança pública, estamos contribuindo para a economia dos recursos do estado", afirmou o titular da pasta.

Essa ação bem-sucedida reflete o empenho do governo estadual em promover a ressocialização dos detentos e investir em melhorias na segurança pública. Além das delegacias, a mão de obra carcerária já contribuiu para a produção de móveis destinados a diversas secretarias e órgãos públicos, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Procon e Uema, demonstrando o alcance abrangente do Programa "Trabalho com Dignidade".

Sobre o Programa: O Programa "Trabalho com Dignidade" desempenha um papel crucial na reintegração dos internos do sistema prisional maranhense. Além de proporcionar capacitação profissional e oportunidades de trabalho, o programa visa desenvolver habilidades profissionais, promover a humanização e beneficiar a população em geral. Com foco nas frentes de trabalho em marcenaria e serralheria, a fábrica de móveis da Seap produz peças planejadas em MDF, enquanto a serralheria, instalada no Complexo Penitenciário de São Luís, fabrica conjuntos escolares, cadeiras de escritório, longarinas, entre outras peças para escolas públicas do estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp