Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/02/2024 às 09h44min - Atualizada em 20/02/2024 às 09h44min

Governo entrega reforma de delegacias na Grande Ilha e determina mais 15 obras no interior do estado

Ao todo serão investidos mais de R$ 30 milhões na requalificação dos espaços que contarão com a estrutura necessária para que a Polícia Civil desempenhe as suas atividades e possa receber adequadamente os cidadãos que precisem dos serviços das delegacias.

Da Redação
Secom
Solenidade marcou entrega do 10º DP do Polo Coroadinho (Foto: Brunno Carvalho).
Seis delegacias foram completamente reformadas e entregues durante esta segunda-feira (19) como parte do Plano de Reestruturação de Delegacias de Polícia Civil, o maior já realizado na história pelo Governo do Maranhão. Na ocasião, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a requalificação de mais 15 prédios, ampliando de 62 para 77 obras que serão entregues até o final deste ano.

“Estamos fazendo o maior programa de reconstrução e requalificação das delegacias do Maranhão. Encontramos muitas delegacias em péssimas condições e outras em espaços irregulares e hoje assinamos ordens de serviço para reformar mais 15 delegacias, totalizando 77 reformas e ampliações”, anunciou o governador Carlos Brandão.

Ao todo serão investidos mais de R$ 30 milhões na requalificação dos espaços que contarão com a estrutura necessária para que a Polícia Civil desempenhe as suas atividades e possa receber adequadamente os cidadãos que precisem dos serviços das delegacias.

“Eu já tenho 25 anos como delegado de polícia e nunca tinha visto um programa tão grandioso. As delegacias estão sendo reformadas conforme um projeto de humanização tanto para atender a população quanto propiciar aos policiais um bom local de trabalho. Agradecemos ao governador pela sensibilidade e responsabilidade com a segurança pública”, declarou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Exemplo da importância das obras foi o primeiro local entregue nesta segunda-feira, o 10º Distrito Policial do Polo Coroadinho, unidade responsável por uma das comunidades mais densamente povoada do país, com 18 mil domicílios e 50 mil pessoas residentes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O delegado da unidade, Marcos Amorim, considerou a data como um marco histórico. “Essa data representa um grande avanço na segurança pública, pois a partir de hoje temos um prédio que nos dá respaldo para nossas atividades visto que é um prédio que traz dignidade à nossa instituição [Polícia Civil] e toda valorização reflete em frutos para a comunidade, que é o foco principal do nosso trabalho”, disse.

A entrega do 10º DP foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA), Manoel Alcinê, que ressaltou a importância do Estado garantir condições para que a categoria desempenhe cada vez mais um bom trabalho.

“Estamos acompanhando a entrega da reforma do prédio do 10º DP que é importantíssima e queremos agradecer ao governador Carlos Brandão por essa reforma e pelas outras que virão. Os policiais civis se sentem melhor trabalhando em um ambiente confortável como também ganha a população”, afirmou Manoel Alcinê.

Além do 10º Distrito Policial do Polo Coroadinho, foram entregues nesta segunda-feira os prédios da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Vila Palmeira), Delegacia de Roubos e Furtos (Vila Palmeira), 13º Distrito Policial do Cohatrac, Plantão Central do Cohatrac e também o prédio da Delegacia Especial de São José de Ribamar. Mais quatro prédios - nos municípios de Axixá, Bacabeira, Buriti e São João dos Patos - já estão com as obras concluídas e serão entregues nesta primeira etapa que inclui 62 delegacias até outubro deste ano; as outras 15 obras com ordens de serviço assinadas nesta segunda-feira e que fazem parte da segunda etapa terão as obras concluídas até o final do ano.

O critério para a reforma dos prédios considera as condições de infraestrutura dando preferência aos que estão em piores condições, levantamento que é realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e pela Secretaria de Estado do Governo (Segov).

O secretário da Segov, Márcio Machado, ressaltou que a qualidade das intervenções é uma prerrogativa do Plano de Reestruturação das Delegacias. “Essa reforma é de primeira linha e está sendo elogiada por todos os presentes. Somos demandados dessa forma pelo governador Carlos Brandão e hoje fazemos essa entrega, com a presença de todo o staff da segurança pública do Estado”, frisou.

Depois de concluídas as 77 reformas e ampliações previstas, a demanda de reformas continuará a ser atendida pela gestão estadual com levantamento realizado pela SSP. Para além das reformas, os prédios da segurança pública estão recebendo manutenção de forma regular para garantir segurança e conforto aos cidadãos e servidores públicos.

Segurança como prioridade

Durante a entrega da requalificação das delegacias, o governador Carlos Brandão ressaltou os investimentos realizados na área da segurança pública, uma prioridade da gestão estadual e que inclui além da reforma dos prédios, a contratação de policiais e aquisição de veículos e equipamentos. 

Já foram entregues 250 viaturas e mais 85 serão entregues em março. Os quadros da Polícia Civil foram ampliados com a contratação do cadastro de reserva do último concurso e já foi enviado pedido à Assembleia Legislativa para a chamada quebra de cláusula de barreira, que permitirá convocar os aprovados no certame.

“Encaminhei no dia 10 de janeiro deste ano um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para a quebra da cláusula de barreira, ou seja, para que sejam chamados mais 40 delegados, mais 20 investigadores e 10 peritos. Se a Assembleia autorizar, poderemos fazer essas contratações e a partir de março abriremos o processo de concurso, que demora em média um ano para ser organizado”, frisou Brandão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp