Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/07/2018 às 11h48min - Atualizada em 09/07/2018 às 11h48min

Africanos resgatados deixam alojamento provisório

- Redação

Anunciado nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) o encerramento nas atividades do abrigo provisório do Ginásio Costa Rodrigues para os 25 africanos resgatados na costa maranhense em 19 de maio deste ano.

Dos 25 africanos, 19 decidiram permanecer no Maranhão. Todos eles estão abrigados em uma casa disponibilizada por uma igreja evangélica da capital, no bairro Araçagi, em São Luís. Segundo a secretaria, a casa possui condições adequadas de qualidade e segurança para recebe-los. Mas, os imigrantes não pretendem passar muito tempo no abrigo e buscam conseguir emprego e moradia fixa.

Os 25 africanos foram resgatados no dia 19 de maio em alto-mar por um grupo de pescadores cearenses próximo ao município de São José de Ribamar. Na embarcação chamada estavam estrangeiros de Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, além dos brasileiros Josenildo do Nascimento e Sílvio da Paixão, responsáveis pela embarcação.

Em depoimento à Polícia Federal, os africanos disseram que o barco partiu de Cabo Verde entre os dias 16 e 17 de abril, mas ficou à deriva por vários dias depois que o mastro quebrou e o motor apresentar problemas. Todos foram resgatados e encaminhados para o Ginásio Costa Rodrigues, onde recebiam doações da população e auxílio do Governo do Estado.

Já os dois brasileiros que também estavam na embarcação e apontados como ‘coiotes’ no transporte ilegal dos africanos até o Brasil, foram denunciados pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), apontados como responsáveis por conduzir a embarcação sem o cumprimento de qualquer regra ou registro de entrada no país. De acordo com o MPF, Silvio e Josenildo devem responder pelos crimes de promoção de migração ilegal; perigo para a vida de outrem e atentado à segurança do transporte marítimo majorada pela finalidade do lucro. Os denunciados devem ainda restituir R$ 87.500,00 que receberam dos estrangeiros.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp