Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/06/2014 às 09h18min - Atualizada em 16/06/2014 às 09h18min

Morre o escrito e jornalista Ubiratan Teixeira, aos 83 anos

O enterro será realizado nesta segunda-feira (16), a partir das 10h, no Jardim da Paz, no Maiobão

TV Maranhense

O escritor maranhense, Ubiratan Teixeira, que estava internado no Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, que fica localizado no Centro de São Luís, morreu na manhã deste domingo (15). Ele lutava contra um câncer no estômago.  

O escritor e também jornalista, ocupava a cadeira de nº 36 na Academia Maranhense de Letras (AML), e entre seus 12 livros publicados estão: “Pequeno Dicionário do Teatro”, que por sinal foi sua primeira publicação, e a novela “Labirintos”, lançada no ano de 2009.

A obra que o fez ganhar o Prêmio Domingos Barbosa, da AML, foi “Histórias de amar e morrer”, e a que levou ao Prêmio Graça Aranha, do XXIII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 1997, foi “A ilha”.

Ubiratan também era cronista e professor que nasceu no dia 14 de outubro de 1931, e integrou importantes movimentos culturais de São Luís, como a Sociedade de Cultura Artística do Maranhão (SCAM) e o Centro Cultural Graça Aranha.

O velório aconteceu na tarde de ontem por volta das 14h, na Academia Maranhense de Letras. O enterro será realizado nesta segunda-feira (16), a partir das 10h, no Jardim da Paz, no Maiobão.

Em nota oficial a governadora Rosena Sarney lamenta a perda do escritor. Veja a nota na íntegra:

Solidarizando-se com amigos, familiares e admiradores, a governadora Roseana Sarney lamentou profundamente a morte do escritor e teatrólogo maranhense Ubiratan Teixeira, ocorrida neste domingo (15). Roseana Sarney lembrou que Ubiratan é membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e autor de obras como o "Dicionário de Teatro", deixando um legado de dedicação e trabalho ao teatro do Maranhão.

"Um grande apaixonado pela arte, durante décadas, Ubiratan fez com que dezenas de jovens do nosso estado descobrissem e também se encantassem por esse universo e levassem aos palcos a rica produção de autores maranhenses e internacionais", afirmou a governadora Roseana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp