Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/04/2014 às 08h32min - Atualizada em 17/04/2014 às 08h32min

Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

O eixo Itaqui-Bacanga foi escolhido por ter o maior número de pontos de risco de deslizamento de encostas, foco da simulação

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís realizou nesta quarta-feira (16) o 2º Simulado de Proteção e Defesa Civil. O exercício foi promovido pela Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), no Residencial Piancó, na Vila Embratel.

O eixo Itaqui-Bacanga foi escolhido por ter o maior número de pontos de risco de deslizamento de encostas, foco da simulação.

O secretário adjunto da Semusc, George Bezerra, ressaltou que treinamentos como este são essenciais para garantir maior eficiência dos resgates em caso de sinistros.  “O Brasil tem uma área de relevo e de chuvas constantes, e, no Maranhão, estamos em uma região de Pré-Amazônia, na qual incide um maior volume de chuvas e por consequência disso, temos um maior número de deslizamento de encostas. É indicação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior o reforço de todos os padrões de segurança junto à população, o que inclui as ocorrências naturais”, finalizou.

Para a superintendente de Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, o simulado serve para treinar a equipe de resposta a desastres e para despertar na comunidade a situação de risco. “Em nosso histórico das comunidades onde já fizemos esse tipo de treinamento, as pessoas voltam a ter percepção e uma preocupação maior com suas vidas”, afirmou.

Os moradores receberam capacitação sobre os procedimentos em desastres naturais e foram adequadamente orientados a agir nestes casos, conforme indicação dos órgãos especializados na área.

Entre as situações simuladas no exercício estão o resgate a vítimas com fraturas, deslizamento de encostas com soterramento e socorro a vítimas isoladas.

“Estamos aqui realizando a conscientização da população e treinando nossos profissionais de resgate para situação de desastres, em que eles passarão por uma ocasião de deslizamento com vítimas, para futuramente saberem como agir em caso de emergência”, disse o tenente do corpo de bombeiros, Marcelo Ribeiro.

O simulado foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, Resgate Anjos da Vida, Plan e Defesa Civil do Estado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp