Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/09/2014 às 15h39min - Atualizada em 10/09/2014 às 15h39min

Aged leva projeto Fazendo Educação para a Expoema

- Emaranhense.com.br
secommaranhao

O Projeto Fazendo Educação, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), mais uma vez participa da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que acontece no Parque Independência, em São Luís, até domingo (14).  O projeto de educação sanitária está sendo desenvolvido com estudantes de escolas públicas, no estande institucional onde estão expostas outras ações do órgão e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

Abrindo a programação do Fazendo Educação na Expoema, na terça-feira (9), aconteceu a segunda etapa do projeto “Aged em Ação”, apresentado pela equipe da Coordenadoria de Educação Sanitária. A iniciativa consiste em um jogo de trilha, com perguntas e respostas sobre temas abordados durante a primeira etapa do projeto, que aconteceu no período de 26 a 29 de agosto, com palestras realizadas nas escolas participantes sobre assuntos que envolvem o setor agropecuário, como a febre aftosa e a raiva, para alunos do ensino fundamental da grande ilha.

O jogo de trilha foi disputado por 40 crianças, com idades entre 09 e 11  anos, da Unidade Integrada Vereador José Carlos Pereira e a Unidade de Educação Básica Mickey Mouse, ambas de Paço do Lumiar. A escola vencedora foi premiada com enciclopédias e a vice-campeã ganhou medalhas de participação.

A aluna da escola vencedora, Unidade Integrada Vereador José Carlos Pereira, Flávia Rosana Sales Pires, falou sobre o resultado do aprendizado. “Durante as palestras na escola aprendi muito sobre febre aftosa e outros assuntos, que passei para o meu irmão menor. Hoje, nossa escola foi campeã porque estudamos muito os assuntos que o pessoal da Aged ensinou pra gente”, declarou Flávia.

“Nosso objetivo com essa atividade foi capacitá-las [as crianças] para o seu dia a dia, e transformá-las em multiplicadoras deste conhecimento dentro de suas casas, com seus familiares”, explicou a pedagoga da educação sanitária da Aged, Andrea Teixeira.

O coordenador da escola vencedora, Cláudio Márcio Gomes Neves, também falou da importância do projeto para seus alunos. “O projeto tem sido muito importante, pois os nossos alunos apresentaram um maior desenvolvimento em relação ao aprendizado. Na vinda pra cá, eles nos deram uma lição sobre a febre aftosa e a raiva”, observou o coordenador.

Nesta quarta-feira (10) o Aged em Ação recebe mais 40 alunos da Unidade de Educação Básica Prof. José da Silva Rosa, de São Luis e da Escola Municipal Santa Maria, de São José Ribamar, no estande da Sagrima e Aged, para outra tarde de brincadeiras e aprendizado.

 

Educação Sanitária

No Maranhão, além do Projeto Fazendo Educação, a coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Aged (Cesac-Aged) tem como missão, promover a Educação Sanitária na instituição, capacitando, coordenando, apoiando e avaliando as ações educativas para o exercício dos programas de Defesa Animal e Vegetal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp