Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/04/2024 às 15h20min - Atualizada em 04/04/2024 às 15h20min

Artesanato maranhense brilha na Convergência 2024: uma celebração de cultura e inovação

Evento promovido pela Rede de Inovação pelo Maranhão destaca a riqueza do artesanato local e seu impacto na economia e na cultura do estado.

Da Redação
Setur
Artesanato maranhense marca presença no evento Convergência 2024 (Foto: Divulgação)
O artesanato maranhense teve um papel de destaque no Convergência 2024, o maior evento de inovação que envolve o setor público no estado. Realizado nos dias 1º, 2 e 3 de abril no Multicenter Sebrae, em São Luís, o evento contou com a presença marcante da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), que trouxe uma extensa mostra da riqueza cultural e artística do Maranhão.

Durante o evento, o estande do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), ligado à Setur-MA, encantou os visitantes com uma variedade de peças únicas e autênticas. Bordados, cerâmicas, rendas e souvenirs foram alguns dos destaques, apresentando a diversidade e a criatividade do artesanato local.

A presença do artesanato maranhense no Convergência 2024 não apenas celebrou a cultura e a tradição do estado, mas também destacou seu papel crucial na economia e no desenvolvimento local. Por meio do Ceprama, a Setur-MA promoveu avanços no serviço público e aprimorou a qualidade de vida da população, trazendo visibilidade e oportunidades para os artesãos locais.

Visitantes de diversas partes do país, como Regina Grasse, de São Paulo (SP), ficaram impressionados com a qualidade e a beleza das peças artesanais apresentadas. "Estou aqui na Convergência 2024 e fui atraída pelo estande do Ceprama, que apresenta uma ampla variedade de artesanato natural. Fiquei muito impressionada com a qualidade dos produtos, os bordados feitos à mão e também com o uso de materiais sustentáveis", compartilhou Regina.

O sucesso do estande do Ceprama foi evidente, conforme relatado por Maeli Lopes, artesã especializada em fibra de buriti e bordados, e Kátia Lúcia, que produz biojoias. "Cada pessoa que passava pelo estande valorizava verdadeiramente o nosso trabalho artesanal", afirmou Maeli. "Tivemos muitos turistas e eles adoraram os nossos produtos. Foi simplesmente fantástico", acrescentou Kátia.

O evento também foi uma oportunidade para os artesãos locais expandirem seus negócios e alcançarem novos públicos. Luiz Freire, especializado em artesanato da cultura popular, destacou a demanda pelos produtos regionais. "Ficamos surpresos com a demanda pelos cocais, que foi o destaque desta conferência. Nem imaginávamos que teríamos tanto sucesso tão cedo", afirmou.

A presença do artesanato maranhense no Convergência 2024 foi celebrada pela secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, que ressaltou a importância do setor para a economia e a cultura do estado. "O artesanato do Maranhão não só oferece oportunidades de emprego e renda para os artesãos locais, mas também representa uma expressão artística e cultural rica e reconhecida mundialmente", afirmou Socorro.

O Convergência 2024 foi promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, com organização local realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), com apoio do Governo do Maranhão, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema) e diversos patrocinadores e apoiadores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp