Portal Emaranhense Publicidade 728x90
08/04/2024 às 09h36min - Atualizada em 08/04/2024 às 09h36min

Pesquisa da Uema destaca urgência na preservação da Guariba da Caatinga no Maranhão

Estudo alerta para riscos de extinção e aponta a importância da conservação do habitat dos primatas na região de Humberto de Campos

Da Redação
Uema
Pesquisa alerta para preservação de macaco ameaçado de extinção no Maranhão (Foto: Divulgação)
A pesquisa conduzida pela mestranda em Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Celene Sousa Carvalho, sobre a "Abundância relativa e padrões de uso do habitat da Guariba da Caatinga (Alouatta ululata)" destaca a necessidade urgente de preservação, reprodução e proteção contra riscos de extinção dos primatas na região de Humberto de Campos, no Maranhão.

Realizado entre os anos de 2021 e 2024, o estudo é parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB-PPG) da Uema, com apoio do Laboratório de Biodiversidade Molecular (Labmol). Celene Sousa Carvalho ressalta a importância da pesquisa, destacando que desde a descoberta dos primatas na região, há mais de um século, não havia sido realizado outro estudo abrangente sobre a espécie no estado.

A Guariba da Caatinga, espécie endêmica do nordeste brasileiro, encontra-se distribuída em áreas da Caatinga e parte do Cerrado, sendo classificada como em perigo de extinção pela International Union for Conservation of Nature (IUCN). O estudo visa avaliar a abundância relativa e os padrões de uso do habitat desses primatas em Humberto de Campos, visando entender os impactos na distribuição do habitat, densidade populacional e medidas de conservação.

Celene destaca que a pesquisa identificou uma média de 6,1 indivíduos a cada 10km percorridos às margens do rio Mapari, ressaltando a importância da preservação da área para a sobrevivência da população, que enfrenta sérios riscos de desaparecimento.

O estudo também aponta Humberto de Campos como uma área crucial para a conservação não apenas da Guariba da Caatinga, mas também de outras espécies como o peixe-boi, a preguiça, o macaco-prego e o quati. Celene Carvalho destaca a necessidade de ações para conter ameaças como desmatamento, caça ilegal e queimadas nas reservas onde os primatas habitam.

O destaque internacional da pesquisa foi evidenciado quando Celene foi selecionada como a única pesquisadora do nordeste brasileiro para apresentar seu trabalho sobre primatas da fauna maranhense no 13º Congresso Internacional de Mastozoologia, no Alasca (EUA), em julho de 2023. O projeto foi subsidiado por instituições americanas de conservação da biodiversidade, Primate Conservation Inc e Re:Wild, após rigorosas seleções internacionais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp