Portal Emaranhense Publicidade 728x90
01/04/2024 às 09h56min - Atualizada em 01/04/2024 às 09h56min

Governo do Maranhão abre cadastro para o programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social 2024

Estímulo à inserção no mercado de trabalho, o programa teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.

Da Redação
Seinc
(Foto: Divulgação)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) abre, nesta segunda-feira (1°), o cadastro para os jovens que desejam concorrer a bolsas de estágio do programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social 2024. Podem se candidatar jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial. Neste primeiro momento, as informações irão compor um banco de dados, que estará disponível para avaliação e seleção da coordenação do programa ao longo de todo ano.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ressalta a importância dos gestores municipais mobilizarem os jovens para se cadastrarem no programa. “Estamos com uma grande expectativa para o programa Trabalho Jovem' este ano, principalmente porque é um desejo do governador Carlos Brandão que o programa chegue a mais cidades do Maranhão. Para isso, contamos com os gestores municipais, para que mobilizem os estudantes de suas cidades a se cadastrarem, pois o requisito para nós buscarmos vagas tanto nos órgãos públicos, quanto nas empresas, é que tenha ao menos 10 jovens cadastrados por município”, explicou o gestor.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site https://trabalhojovem.ma.gov.br/ e preencher a ficha de inscrição. A previsão de chamamento para as vagas é a partir do mês de junho, conforme cronograma a ser divulgado pelo Governo do Maranhão.

Sobre o programa Trabalho Jovem

Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses.

Estímulo à inserção no mercado de trabalho, o programa teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.

Em adesão a visão municipalista do Governo do Maranhão, em 2023, o programa teve a sua maior cobertura, alcançando o número de 56 municípios contemplados com estagiários advindos do Trabalho Jovem. Foram 2.500 jovens que abraçaram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio do programa. Eles receberam mensalmente uma bolsa no valor de R$600,00.

Após o encerramento do estágio, 91 permaneceram como estagiários em empresas credenciadas no Trabalho Jovem e 31 foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp