Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/04/2024 às 15h52min - Atualizada em 16/04/2024 às 15h52min

Governo do Maranhão participa do lançamento do programa federal Terra da Gente

Ampliação da Reforma Agrária é destaque em lançamento federal

Da Redação
Secom
Lançamento do Programa Terra da Gente (Foto: Rodrigo Ribeiro)
O Governador Carlos Brandão esteve presente no lançamento do programa federal Terra da Gente, ocorrido na segunda-feira (15), em Brasília (DF). O programa tem como objetivo ampliar e agilizar a reforma agrária em todo o Brasil, organizando diferentes formas de obtenção e destinação de terras para assentamento de famílias no campo.

Carlos Brandão destacou a importância da nova estratégia do governo federal para a paz no campo e justiça social, que são eixos prioritários das políticas estaduais. “Esse é o maior programa de regularização fundiária lançado no Brasil. Com a integração do Paz no Campo e do Terra da Gente, avançaremos ainda mais no Maranhão”, afirmou o governador.

A solenidade foi presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi.

Lula reafirmou o compromisso de trabalhar pela população brasileira e destacou a importância da colaboração com os estados para a consolidação do Terra da Gente. “Fiz um pedido ao ministro Paulo Teixeira para levantar todas as terras disponíveis para assentamento no país”, pontuou o presidente.

Também estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF) no Maranhão, Bira do Pindaré, e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira.

Bira do Pindaré ressaltou a importância do programa para o país e para o Maranhão, afirmando que “até 2026 teremos 300 mil famílias assentadas em todo o país e o Maranhão está contemplado”.

Anderson Ferreira, presidente do Iterma, considerou o lançamento do programa como uma retomada da reforma agrária no Brasil e destacou que o Maranhão também será beneficiado.

Sobre o Terra da Gente

O programa Terra da Gente prevê a organização de terras em diferentes situações, como áreas já adquiridas, imóveis improdutivos e terras públicas federais, entre outras. O objetivo é ampliar e agilizar a reforma agrária, possibilitando inclusão produtiva, resolução de conflitos e aumento da produção de alimentos. Estima-se que cerca de 300 mil famílias agricultoras sejam beneficiadas até 2026.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp