Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/04/2024 às 16h59min - Atualizada em 26/04/2024 às 16h59min

Maranhão sobe para 12ª posição no programa Previne Brasil, impulsionado por investimentos estaduais na saúde

Maranhão avança no ranking nacional do programa Previne Brasil, destacando-se na Atenção Primária à Saúde

Da Redação
SES
Maranhão conquista 12ª no ranking nacional do programa Previne Brasil (Foto: Israel Pontes)
O Maranhão avança no ranking do programa Previne Brasil, saltando da 16ª para a 12ª posição nacional. Este progresso, que englobou o período do primeiro quadrimestre de 2022 ao terceiro quadrimestre de 2023, é atribuído principalmente às estratégias de investimento e apoio do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aos municípios maranhenses na Atenção Primária, com destaque para as ações do Programa Cuidar de Todos, no eixo Atenção Primária.

"Continuaremos a avançar, pois a nossa missão é a qualidade de vida do povo maranhense", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O programa Previne Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, é caracterizado por um modelo de financiamento destinado aos municípios brasileiros, visando aumentar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) e fortalecer o vínculo entre população e equipe. No primeiro quadrimestre de 2022, o Indicador Sintético Final (ISF) do estado era de 6,1, enquanto ao final do terceiro quadrimestre de 2023 já havia saltado para 8,5.

"A ascensão do Maranhão para a 12ª posição no ranking nacional do Previne Brasil, representando um avanço de três posições, reflete um progresso na prestação de assistência à saúde à população maranhense", enfatizou Willian Ferreira, superintendente da Atenção Primária da SES.

O ISF congrega o resultado ponderado de todos critérios de avaliação, facilitando a interpretação do desempenho de cada município. No cenário estadual, os dez municípios com maior ISF foram destacados. Entre as ações realizadas pela SES, destaca-se a construção de plano de ação conjunta com as equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) e municípios prioritários, oficinas para qualificação dos profissionais da APS, entre outras iniciativas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp