Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/09/2014 às 14h44min - Atualizada em 22/09/2014 às 14h44min

Semana de Inovação Tecnológica em Hortaliças foi realizada em São Luís

- Emaranhense.com.br
Assessoria da Embrapa

A semana de Inovação Tecnológica em Hortaliças foi realizada entre os dias 15 e 19 deste mês pela Embrapa Cocais e trabalhou atividades relacionadas a produção de hortaliças da Ilha de São Luís.

A Semana tinha como objetivo ajudar as famílias a aumentar a produção agrícola de modo que consigam suprir as necessidades familiares e também pra que passassem a integrar a economia do estado que é carente de produtos locais tendo somente 15%  das hortaliças consumidas produzidas aqui.

O chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa,  falou sobre a semana: “O que queremos é levar tecnologias simples para que todas as famílias tenham condições de aprender e colocar em prática nas suas plantações. Melhorando o nível tecnológico, o agricultor vai melhorar a produtividade, a produção e a qualidade dos produtos e, consequentemente, vai aumentar sua renda”

A semana foi uma evolução do projeto Hortas do Maranhão que teve início em 2011 e contempla cerca 100 famílias da região sendo distribuídas em 12 unidades nos quatro municípios que compõem a Ilha de São Luís, sendo eles, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís.

Em sua programação a semana contou com a presença dos instrutores Jony Eishi Yuri e Nivaldo Costa dos Santos, da Embrapa Semi árido, que ministraram uma palestra na comunidade Parque das Laranjeiras, sobre “Manejo de Hortas para a Agricultura Familiar". Francisco Herbeth Costa dos Santos, da Embrapa Hortaliças, ministrou a palestra sobre solos e tecnologias de manejo de irrigação de hortaliças.

A instrutora Elza Rodrigues ministrou oficinas de alimentos à base de hortaliças  voltadas para as mulheres que vivem e trabalham na zona rural da Grande Ilha.

“Todos que participaram das oficinas se interessaram em aprender novas receitas, aproveitando as culturas que plantam em suas propriedades”, disse Elza.

“Foi muito bom o curso, principalmente porque eu vi que algumas coisas que iam para o lixo podem ser aproveitadas e trazer benefício para nossas famílias”, disse Rosa Amélia (58) da comunidade Sol Nascente (São Luís)

 

A Embrapa Cocais considerou satisfatórios os resultados do evento e acredita que essa edição deixou frutos para futuras etapas do projeto Hortas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp