Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/06/2014 às 08h40min - Atualizada em 20/06/2014 às 08h40min

Barracão do Forró conquista público da Maria Aragão

O barracão foi instalado como forma de diversificar a programação do arraial da Prefeitura de São Luís.

Secom/Prefeitura de São Luís
Baião, xote, forró, arrasta-pé, forró pé de serra e outros ritmos animaram o Barracão do Forró montado no “Terreiro da Maria”, na Praça Maria Aragão, conquistando o público, que não arredou do espaço. Inaugurado dia 13, o barracão foi instalado como forma de diversificar a programação do arraial da Prefeitura de São Luís.
 
Na última quarta-feira (18), a primeira banda a se apresentar no Barracão do Forró foi o grupo “Xote e Baião”, que animou o público formado por casais de todas as idades. “Adoro dançar e forró pé de serra é o meu ritmo preferido”, afirmou o professor José Raimundo Lago, que dançou todas as músicas com a esposa Elizângela Maria Pinheiro.
 
O segundo grupo da noite foi o “Cheiro da Terra”. Composto por quatro músicos que, nos oito anos de formação, se especializaram em tocar xotes e forró do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Todos os anos nos apresentamos no arraial da Praça Maria Aragão, sendo sempre muito bem recepcionados com a presença do público amante do bom forró”, destaca o cantor Gabriel Silva.
 
 
A banda deve retornar ao palco do Barracão dia 27 deste mês, assim como os grupos que já se apresentaram no espaço, a exemplo do Raízes da Terra, Mandacarú, Forró Pé no Chão, Forró do Bom, Marinaldo do Forró, Kambada do Forró, Trio Poeirão e Forró Falado.
 
O coordenador de eventos da Fundação Municipal de Cultura (Func), Ribamar Moraes, diz que ao montar a programação do “Terreiro da Maria”, a Fundação procurou fazer com os visitantes pudessem apreciar a diversidade cultural das manifestações do folclore maranhense sem precisar se deslocar da praça.
 
ATRAÇÕES
 
A véspera do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), levou um número expressivo de visitantes ao arraial da Maria Aragão. A programação da noite de quarta começou com a apresentação do Cacuriá Adolescentes “Seguidores de Cristo”, Show “Acende a Fogueira” com Gilvan Mocidade, Grupo Alternativo “Boizinho Incantado”, Bumba-meu-boi de Zabumba da Vila Passos e Bumba-meu-boi de Orquestra Upaon Açu.
 
ENCONTRO DE SALVAGUARDA
 
O São João de São Luís teve um momento especial nesta quinta-feira (19). A coordenação do evento fez um convite exclusivo a grupos de brincadeiras que não têm se multiplicado, ainda que tenham preservadas as raízes de suas tradições. São eles, a Dança do Coco da Ilha e a Dança do Coco Pirinã, do bairro Anjo da Guarda; a Dança do Lelê de São Simão, da cidade de Rosário; e a Dança do Caroço Tremembés, da cidade de Tutoia.
 
A ideia da Func com a apresentação desses grupos no evento, nomeado pela Func de “Encontro de Salvaguarda”, é valorizar a singularidade desses grupos e levar ao público o conhecimento delas e consequentemente a valorização desse legado cultural. Além dos quatro grupos mencionados, haverá ainda show com o cantor Papete e banda e apresentações do Bumba-meu-boi de orquestra de Nina Rodrigues e do Boi da Baixada de Pindaré. O Barracão do Forró será comandado pelos forrós “Pé no Chão” e “Forró do Bom”.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp