Portal Emaranhense Publicidade 728x90
06/04/2024 às 08h02min - Atualizada em 06/04/2024 às 08h15min

Festejo de São José de Ribamar é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

Conselho Consultivo aprova título por unanimidade, reconhecendo tradição e devoção do povo maranhense

Da Redação
Secom/Secma
Reunião aprova Festejo de São José de Ribamar como patrimônio imaterial do estado (Foto: Divulgação)
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Maranhão decidiu, por unanimidade, conferir ao Festejo de São José de Ribamar o status de Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A cerimônia de titulação, a ser presidida pelo governador Carlos Brandão, está prevista para ocorrer 30 dias após a aprovação.

O processo de reconhecimento foi iniciado em 2020, por solicitação da Arquidiocese de São Luís, através da paróquia de São José de Ribamar. Após uma série de trâmites, a decisão favorável foi celebrada pelo presidente do Conselho, Neto de Azile, também Diretor de Patrimônio Imaterial da Secma.

Segundo Neto de Azile, o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a preservação e promoção da identidade cultural maranhense, especialmente no que se refere à religiosidade, turismo, cultura e economia criativa. A urgência no processo foi destacada pelo secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, como uma prioridade de sua gestão.

A titulação oficial será acompanhada de medidas de salvaguarda para garantir a continuidade e proteção do festejo, uma prática cultural religiosa de grande relevância para o povo maranhense. Entre os presentes na reunião de titulação estavam o vice-governador Felipe Camarão, gestores de cultura e membros do Conselho Consultivo.

O festejo em homenagem a São José de Ribamar remonta ao século XVII, com a fundação da cidade. Desde então, a devoção ao padroeiro do Maranhão tem sido celebrada anualmente, culminando em grandes romarias e demonstrações de fé que unem a comunidade ribamarense e os peregrinos.

A certificação oficial do festejo como Patrimônio Cultural Imaterial representa um marco na história e tradição religiosa do Maranhão, preservando e enaltecendo a devoção secular ao padroeiro São José de Ribamar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp