Portal Emaranhense Publicidade 728x90
08/04/2024 às 09h46min - Atualizada em 08/04/2024 às 09h46min

Governo do Maranhão intensifica ações contra bullying e violência escolar

Iniciativas promovidas pela Seduc visam criar ambientes escolares seguros e acolhedores

Da Redação
Seduc
Escolas da rede estadual realizam ações de combate ao bullying (Foto: Divulgação)
No Maranhão, a luta contra o bullying e a violência nas escolas é reforçada pelo Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que busca criar um ambiente educacional seguro e propício ao aprendizado. O compromisso com a prevenção e a conscientização ganha destaque, especialmente neste mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, em 7 de abril.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatiza a importância das medidas de combate à violência para fortalecer a educação e promover o respeito e a valorização no ambiente escolar.

A sanção da Lei nº 14.811/2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano representa um marco, incluindo os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal e classificando-os como hediondos.

Nas escolas da rede estadual, diversas ações são implementadas para combater o bullying e a violência. Palestras motivacionais, orientações às famílias em reuniões e rodas de conversa sobre saúde socioemocional são algumas delas. Campanhas de prevenção ao bullying e à violência, além de atividades de promoção e prevenção em datas alusivas à saúde mental, também são desenvolvidas.

O Núcleo de Acolhimento e Promoção de Saúde Socioemocional (NAPSS), composto por profissionais especializados, desempenha um papel fundamental na prevenção da violência, oferecendo apoio por meio de rodas de conversa, formação de gestores e atendimentos individuais quando necessário.

O objetivo do NAPSS é tratar a problemática de forma preventiva ao longo do ano, com projetos culminantes nos meses de abril, dedicado ao combate ao bullying, e setembro, voltado para a prevenção ao suicídio. Ações como palestras, atividades em sala de aula e atendimentos em grupo visam proporcionar um ambiente escolar seguro e promover o bem-estar socioemocional dos estudantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp