Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/03/2024 às 15h11min - Atualizada em 13/03/2024 às 15h11min

Pesquisadores da Uema e Ufma descobrem novas espécies de peixes de água doce no Maranhão

Estudo científico revela a diversidade e origem dos peixes nos rios maranhenses

Da Redação
Uema
(Foto: Divulgação)
Pesquisadores do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em colaboração com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), estão realizando um estudo pioneiro sobre peixes de água doce nos rios do estado. Desde 2023, essa equipe multidisciplinar tem se dedicado a conhecer a diversidade desses animais, desvendando suas espécies, história biogeográfica e origens.

A primeira fase da pesquisa concentrou-se nos rios Pericumã, Turiaçu, Maracaçumé e Gurupi, nos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi, respectivamente. O objetivo é identificar se os peixes encontrados são espécies novas ou ampliações da distribuição de espécies já conhecidas, contribuindo assim para o conhecimento científico e conservação da biodiversidade maranhense.

João Marcelo Abreu, pós-doutorando em Biologia na Uema e um dos pesquisadores envolvidos, destaca a importância do estudo em uma região com poucas informações sobre sua ictiofauna. Até o momento, foram registradas 52 espécies, que serão incorporadas aos acervos de coleções científicas das universidades envolvidas.

Com essa pesquisa, espera-se elucidar questões taxonômicas e biogeográficas, fornecendo subsídios para políticas públicas e medidas de conservação. Além disso, o projeto promove a formação de estudantes qualificados e contribui para a disseminação do conhecimento científico na sociedade.

Coordenado pela professora Lígia Tchaicka, da Uema, em parceria com o professor Nivaldo Piorski, da Ufma, o estudo representa um passo importante na compreensão e preservação da riqueza natural do Maranhão.
Link