Portal Emaranhense Publicidade 728x90
31/01/2024 às 16h21min - Atualizada em 31/01/2024 às 16h21min

"Caminho dos Poetas" transforma a paisagem e potencializa o turismo no Litoral Ocidental do Maranhão

Estrada recém-inaugurada entre Guimarães e Praia de Araoca impulsiona setor turístico e destaca a riqueza cultural da região

Da Redação
Setur-MA
(Foto: Divulgação)
Uma estrada de 19 km inaugurada recentemente está redefinindo o cenário turístico no Litoral Ocidental do Maranhão. O "Caminho dos Poetas", que liga a sede de Guimarães à Praia de Araoca, é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) que visa não apenas encurtar distâncias, mas também promover o potencial turístico da região.

Após a conclusão da obra, a expectativa da Setur-MA é que a demanda turística na área cresça significativamente. Agora, o foco está em fortalecer as relações com o município, empreendedores locais, comunidades tradicionais e demais atores envolvidos no setor, visando impulsionar a oferta de serviços e produtos turísticos.

A Praia de Araoca, já considerada um dos tesouros do litoral ocidental, agora integra oficialmente a rota turística do Maranhão. Além de oferecer um cenário paradisíaco para banhos tranquilos em águas mornas e calmas, a região se destaca pelo Turismo de Base Comunitária (TBC), colocando as comunidades locais como protagonistas na experiência proporcionada aos visitantes.

Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo, enfatiza que, além da beleza natural, Araoca diferencia-se pelo seu aspecto histórico-cultural. As comunidades remanescentes de quilombos em Guimarães têm uma rica história para compartilhar, proporcionando aos turistas uma vivência única que transita entre o rural e a contemporaneidade.

A gastronomia local é um atrativo adicional, oferecendo pratos à base de peixes e mariscos, como camarões, além da galinha caipira. Nas proximidades de Araoca, a agricultura familiar marca presença com o cultivo de macaxeira, utilizada em receitas e produtos regionais, como farinha e biscoito de tapioca, assim como o cultivo e torrefação artesanal do café.

Aline Sousa, superintendente de Regionalização da Setur-MA, destaca que a equipe acompanhará e orientará o trabalho do poder municipal, fornecendo suporte para o planejamento de novas ações. A intenção é capacitar comunidades e empreendedores a identificar necessidades, formular roteiros e promover melhorias nas instalações e na qualidade dos serviços.

Antecedendo a inauguração, equipes da Setur-MA visitaram o local para sensibilizar comunidades tradicionais e empreendedores sobre a demanda turística que se intensificaria com a conclusão da estrada. Durante esse período, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes-MA) entregou carrinhos dos programas "Mais Renda" e "Minha Renda" para aqueles que trabalham com vendas por conta própria.

Polo Floresta dos Guarás: A Riqueza Natural da Região

Guimarães faz parte do Polo Floresta dos Guarás, destacando-se pela beleza natural de manguezais, praias, ilhas e dunas pouco exploradas. Além de Guimarães, compõem o polo outros municípios como Apicum-açu, Cedral, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bequimão e Central do Maranhão. A região é conhecida pela presença dos guarás, aves com uma atraente plumagem vermelha, símbolo regional.

História do Nome "Caminho dos Poetas"

A estrada recentemente entregue pelo Governo do Maranhão, além de encurtar o tempo de viagem para a Praia de Araoca, carrega consigo uma rica história cultural. Denominado "Caminho dos Poetas", o nome faz referência à memória de ilustres poetas maranhenses, incluindo Gonçalves Dias, Sousândrade e Maria Firmina. O local é marcado como a "terra-mãe" do poeta Sousândrade, e também foi escolhido por Maria Firmina, a primeira romancista negra do país, para inspirar seus poemas diante da exuberância da natureza circundante. O projeto visa não apenas facilitar o acesso à Praia de Araoca, mas também celebrar e preservar a riqueza histórica e cultural do lugar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp