Portal Emaranhense Publicidade 728x90
31/01/2024 às 09h07min - Atualizada em 31/01/2024 às 09h07min

Brandão recebe embaixador japonês no Brasil para debater o fortalecimento da parceria Japão-Maranhão

Encontro no Palácio dos Leões aborda temas como produção energética sustentável e promove diálogo sobre cooperação econômica e cultural

Da Redação
Secom
Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi entregou ao governador Carlos Brandão um relógio japônes ilustrado com a figura do Monte Fuji, montanha sagrada no Japão (Foto: Rodrigo Ribeiro)
O Palácio dos Leões, em São Luís, foi palco de uma reunião estratégica nesta terça-feira, 30 de janeiro, entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, liderada pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário, Teiji Hayashi. O encontro teve como foco principal fortalecer os laços entre o Maranhão e o Japão, abordando temas que vão desde produção energética sustentável até oportunidades de intercâmbio cultural.

Além do embaixador Hayashi, a reunião contou com a presença do cônsul do Japão em Belém (PA), Satoshi Morita, da senadora maranhense Eliziane Gama, do presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e do secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira. O governador Brandão destacou a importância do diálogo, enfatizando a abertura do Maranhão para acolher imigrantes japoneses.

No encontro, foram discutidos temas cruciais como a produção de Hidrogênio Verde (H2V), uma forma limpa e renovável de energia. O embaixador Hayashi antecipou o interesse do Japão em cooperar nas áreas econômica e comercial com o Maranhão, principalmente na exploração do potencial do estado na área de gás.

A senadora Eliziane Gama enfatizou que esse foi o primeiro de uma série de encontros visando parcerias e investimentos conjuntos no setor energético. Brandão, por sua vez, solicitou um novo encontro envolvendo as câmaras empresariais do Japão e do Maranhão para dar continuidade às discussões.

Além das questões energéticas, a reunião também abordou o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Maranhão e o Japão. O governador apresentou ao embaixador e à comitiva um vídeo institucional destacando as riquezas culturais e as potencialidades econômicas e turísticas do estado.

Ao agradecer a recepção, o embaixador Teiji Hayashi expressou o interesse em estabelecer novas parcerias para impulsionar o intercâmbio cultural entre os dois países. Ele mencionou a oferta do governo japonês de mais de 200 bolsas de estudo anuais ao Brasil, expressando o desejo de aumentar a participação de estudantes maranhenses no Japão.

A visita do embaixador Teiji Hayashi ao Maranhão faz parte de sua agenda oficial, que incluiu também o estado do Piauí. Essa é a primeira vez em nove anos que o Maranhão recebe a visita do embaixador japonês, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre o estado e o país asiático. A agenda oficial em São Luís se estende até quarta-feira, 31 de janeiro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp