Portal Emaranhense Publicidade 728x90
25/01/2024 às 09h10min - Atualizada em 25/01/2024 às 09h10min

Lençóis Maranhenses: o quarto destino mais cobiçado do Brasil em 2024

Pesquisa do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem aponta o Parque Nacional como uma atração imperdível para os viajantes

Da Redação
Setur-MA
Lençóis Maranhenses é o quarto destino nacional mais desejado pelos brasileiros (Foto: Divulgação)
Os Lençóis Maranhenses solidificam sua posição como o quarto destino turístico mais desejado pelos brasileiros em 2024, revela a pesquisa "Tendências de Turismo – Comportamento da População Brasileira" realizada pelo renomado Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), pertencente à FSB Holding. Os resultados, divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur) na última segunda-feira (22), destacam a preferência dos viajantes nacionais pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, posicionando-o com 6,5% de interesse, atrás apenas de Salvador (7,1%), Fernando de Noronha (6,9%) e Rio de Janeiro (6,7%).

A pesquisa abrangeu quinze destinos que despertam maior interesse, evidenciando a crescente popularidade dos Lençóis Maranhenses como uma escolha notável para os turistas. Além disso, o Maranhão figura entre os dez estados mais desejados para as férias de verão, conquistando uma parcela significativa de 4% na preferência dos viajantes.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, enfatiza a importância desses dados: "A pesquisa só reforça o potencial das belezas naturais dos destinos turísticos maranhenses. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade dos serviços e produtos turísticos ofertados aos nossos visitantes, bem como ampliar a promoção em feiras nacionais e internacionais."

Os Lençóis Maranhenses não apenas brilham no cenário turístico nacional, mas também conquistam reconhecimento internacional. O jornal The New York Times destacou a região entre os melhores destinos turísticos para visitar em 2023, posicionando-a em 11° lugar entre 52 opções de lugares.

Conhecido por sua paisagem singular, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela UNESCO. Avaliadores da UNESCO realizaram uma visita técnica ao parque em agosto do ano passado, e a expectativa é que a decisão final sobre a concessão do título seja anunciada no início do segundo semestre deste ano.

Júnior Mota, superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, da Setur-MA, destaca que o sucesso dos Lençóis Maranhenses na pesquisa é resultado dos investimentos do Governo do Estado na divulgação e promoção do destino em feiras do segmento turístico.

A pesquisa "Tendências do Turismo" também revela que um em cada três brasileiros planeja viajar entre janeiro e março, com 42% optando pelo nordeste, 41% pelo sudeste e 19% pelo sul do país. O IPRI entrevistou 2.209 pessoas a partir de 16 anos, em 27 unidades da federação, no período de 7 a 11 de dezembro de 2023, apresentando uma margem de erro de apenas 2 pontos percentuais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp