Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/01/2024 às 08h53min - Atualizada em 23/01/2024 às 08h53min

Porto do Itaqui realiza operação histórica com cinco navios de combustíveis de forma simultânea

Transpetro comanda ação inédita que reforça a eficiência logística do maior porto da Região Norte/Nordeste do Brasil

Da Redação
Porto do Itaqui
A ação, comandada pela Transpetro, ocorreu no último sábado (20) e domingo (21) (Foto: Divulgação).
No último final de semana, o Porto do Itaqui, localizado no Maranhão, celebrou um feito inédito ao realizar uma operação simultânea envolvendo cinco navios de combustíveis. A iniciativa, liderada pela Transpetro, transcorreu de forma bem-sucedida nos dias 20 e 21 de janeiro, consolidando-se como um marco para a logística do transporte marítimo na região.

A operação, que teve como palco os berços 102, 104, 106 e 108 do porto, testemunhou descargas expressivas de diferentes tipos de combustíveis. O navio Ioannis Zafirakis, da Petrobras, ancorado no berço 102, descarregou 5.000 toneladas de óleo combustível, enquanto no berço 104, o navio Darcy Ribeiro, também da Petrobras, efetuou a descarga de 3.500 toneladas de GLP.

No berço 106, uma operação Ship to Ship foi conduzida pelo navio NT Torm Aslaug, da Petrobras, transferindo 20.000 metros cúbicos de gasolina para o navio PS Singapore, da Raízen. Por fim, no berço 108, o navio Fair Wonder, da Raízen, desembarcou 10.000 metros cúbicos de diesel S10. Todo o processo, que demandou aproximadamente 48 horas, foi considerado um sucesso pelas autoridades portuárias.

O Porto do Itaqui, destacado como o maior da Região Norte/Nordeste do Brasil em movimentação de cargas, é também um dos mais relevantes do país. O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou a importância dessa operação inédita: "Essa foi uma conquista importante para a Transpetro e para o Porto do Itaqui. Ela demonstra que o porto está preparado para atender à demanda crescente de combustíveis da região. O Itaqui, mais uma vez, mostra sua eficiência logística. Um orgulho para os maranhenses.”

A realização bem-sucedida da operação simultânea de cinco navios de combustíveis no Porto do Itaqui representa um avanço significativo para a logística do transporte marítimo no Maranhão. Essa capacidade de atendimento eficiente e seguro às grandes demandas foi viabilizada por intervenções implementadas no Itaqui, sendo a principal delas a introdução do Ship to Ship no píer 106, reduzindo em até 50% o tempo de estadia das embarcações.

José Carlos de Souza Júnior, gerente setorial de operação da Transpetro em São Luís, enfatizou: "A Transpetro trabalha para buscar alternativas para aumentar a eficiência das nossas operações no Porto do Itaqui, visando sempre a redução de gargalos, aumento de flexibilidade e a redução do tempo de espera dos navios dos nossos clientes.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp