Portal Emaranhense Publicidade 728x90
25/07/2017 às 15h19min - Atualizada em 25/07/2017 às 15h19min

Manifestantes bloqueiam entrada da Base de Lançamento de Alcântara no Maranhão.

Os debates em torno da Base de Alcântara já duram mais de três décadas, se iniciando no início dos anos 80 com as primeiras instalações do Centro Espacial.

Foto: MST

Representantes de movimentos de todo o Brasil bloquearam as vias que dão acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão. O ato é contra a entrega da Base aos Estados Unidos e defende a soberania brasileira.

Desde as primeiras horas desta terça-feira (25), cercas de 400 manifestantes de diversos movimentos e entidades de vários lugares do Brasil bloquearam os acessos do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão. Os movimentos denunciam a retomada dos acordos com os Estados Unidos, que pleiteiam a entregara deste centro de lançamento de foguetes.

Foto: MST

De acordo com os manifestantes, a entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos preocupa comunidades quilombolas de Alcântara, pois uma possível ampliação de um programa espacial naquela região pode atingir mais de 200 comunidades de quilombos, provocar remoções e despejos. Várias comunidades já foram removidas nas décadas de 1980 e de 1990, porém as famílias não foram indenizadas.

Os debates em torno da Base de Alcântara já duram mais de três décadas, se iniciando no início dos anos 80 com as primeiras instalações do Centro Espacial. 

Redação |  com informações do MST

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp