Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/05/2019 às 10h44min - Atualizada em 13/05/2019 às 10h44min

Veja a programação da 17ª Semana Nacional de Museus realizada no Maranhão.

Nos dias 13 a 19 de maio, é comemorada a 17ª Semana Nacional de Museus em todo o país. Por isso, casas de cultura e museus do Maranhão estarão com um programação especial, prevista para iniciar nesta segunda-feira (13), a partir das 14h30, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, no centro da capital.

A 17ª Semana Nacional de Museus, que contará com atrações gratuitas, acontecerá em São Luís, Pindaré Mirim e Alcântara. Este ano, traz como tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, que tem como objetivo propor um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas e pensamentos culturais brasileiros.

Entre as atrações, estão: oficinas, exibição de filmes, ciclos de palestras, exposições e sarau. Entre os palestrantes, estão Carlos Burnett e Margareth Figueiredo, arquitetos e professores da Universidade Estadual do Maranhão; e Rose Panet, antropóloga, cineasta e professora.

O Museu de Arte Sacra oferece, durante os dias, atrações como a cerimônia da Ceia Judaica e a oficina Memória e Envelhecimento, voltado para grupos da terceira idade. Além disso, o “Cine Pipoca” exibirá o filme Barroco Mineiro e visitas mediadas à exposição. No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia terá oficina de molde de dinossauro, no dia 16, às 15h, disponibilizando visita mediada para as exposições de paleontologia, arqueologia e povos indígenas do Estado.

Outras duas exposições estão na programação: “A arte que vem do barro – modos de fazer cerâmica artesanal no Maranhão” e “Azulejaria no Acervo do Museu Histórico e Artístico”, de 14 a 19 de maio.

Por fim, a Casa de Cultura Josué Montello, de 13 a 17 de maio, prepara a exposição ‘Os Tambores de São Luís, reverenciando as tradições culturais do Maranhão”. Além disso, oficinas criativas com material reciclável, Tarde de Poesia – recital de cordéis com a cordelista Raimunda Frazão e exibição de vídeos-documentários e filmes que retratam as manifestações culturais do estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp