30/05/2018 às 09h27min - Atualizada em 30/05/2018 às 09h27min

Campanha incentiva doação de sangue em São Luís

- Redação

Iniciada no começo desta semana, uma campanha comandada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de incentivar a população à doação de sangue no Maranhão. A campanha visa a manutenção dos estoques de bolsas de sangue para o abastecimento das unidades de saúde.

Segundo a SES, a expectativa é retomar o número de doadores em mais de 50%. A queda nas doações foi registrada, em razão das doenças respiratórias, típicas neste período, e da dificuldade do deslocamento da população ao posto de coleta, em razão da redução do transporte público e do racionamento do combustível.

Neste período, na capital, cerca de 120 doadores chegam à unidade para doar sangue. A coleta, é essencial para a manutenção das cirurgias de urgências e eletivas. A maior baixa neste período é do tipo O negativo.

Para ser um doador, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e estar portando documento com foto. A coleta acontece no Hemomar, no bairro da Jordoa.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp