Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/05/2024 às 08h02min - Atualizada em 12/05/2024 às 08h15min

Detran-MA inicia Movimento Maio Amarelo 2024 no Maranhão

Evento marca o lançamento de iniciativas voltadas para a conscientização e segurança no trânsito.

Da Redação
Detran-MA
Detran-MA lança Movimento Maio Amarelo (Foto: Bonifácio Oliveira)
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em conjunto com o Governo do Estado, inaugurou nesta sexta-feira (10) o Movimento Maio Amarelo 2024 em todo o estado. A cerimônia aconteceu no Auditório do Colégio Militar Tiradentes I, localizado no bairro Vila Palmeira, em São Luís, e contou com a presença de diversas autoridades. Um dos destaques do evento foi o anúncio do curso "O papel do agente educador", pioneiro em nível estadual.

O Movimento Maio Amarelo tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A proposta visa promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, buscando discutir o tema da segurança viária e mobilizar a população em todas as esferas.

Para o ano de 2024, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu o tema central "Paz no Trânsito Começa por Você" para as atividades educativas do Movimento Maio Amarelo. Assim, o evento deste ano busca disseminar essa mensagem à população por meio de diversas ações educativas.

Diego Rolim, diretor-geral do Detran-MA, destacou o compromisso da instituição em promover ações educativas que contribuam para uma cultura viária mais segura. "Precisamos iniciar essa conscientização desde a base. Esperamos que, com as ações do Governo do Maranhão, liderado pelo governador Carlos Brandão, possamos não apenas ter um Maio Amarelo, mas sim fazer do amarelo a cor do ano inteiro, promovendo a tão sonhada paz no trânsito", afirmou.

Durante o evento, foram realizadas apresentações do grupo Transitarte, formado por arte-educadores da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e uma peça teatral sobre segurança no trânsito, encenada pelos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Ifma - Campus Monte Castelo.

O comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), cel. Renato Abrantes, enfatizou a parceria entre a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) e o Detran-MA para a execução de ações educativas e fiscalização em todo o estado.

Durante todo o mês de maio, o Detran-MA planeja uma série de iniciativas em todo o estado, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de comportamentos responsáveis no trânsito. Entre as ações planejadas estão a instalação de totens educativos, projetos como Detran na Estrada e Detran em Ação, além de atividades de educação para o trânsito em escolas e comunidades.

O curso "O papel do agente educador", realizado durante o evento, teve como objetivo capacitar parceiros e servidores da autarquia para atuarem como agentes multiplicadores da temática Educação para o Trânsito em seus municípios e no cotidiano. O curso contou com a participação de representantes de diversos municípios do Maranhão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp