Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/04/2014 às 08h55min - Atualizada em 28/04/2014 às 08h55min

TJMA entrega Centro de Conciliação à sociedade de Timon

É o 14º centro implantado pelo Judiciário no Estado

Assessoria de Comunicação do TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) entregou à sociedade de Timon, distante 432 km de São Luís, um Centro de Conciliação, voltado para a efetivação de acordos para assegurar direitos, evitando processos judiciais longos e desgastantes. É o 14º centro implantado pelo Judiciário no Estado.

 

“Os centros de conciliação reafirmam o compromisso do Judiciário em prestar um trabalho de excelência aos cidadãos, na perspectiva de atingirmos a tão sonhada pacificação social. A concretização deste grandioso projeto irá modificar a visão de mundo da sociedade”, assinalou o presidente do Núcleo Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, na solenidade de instalação do órgão na última sexta-feira.

 

O órgão será coordenado pelo juiz Rogério Monteles da Costa, diretor do Fórum e titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Timon, por meio de parceria com a Faculdade São José dos Cocais (FSJ), mantida pela Sociedade Maranhense de Ensino Superior (SOMA) daquele município.

 

“Peço o empenho de todos para que a unidade se torne referência no atendimento aos cidadãos, na desburocratização e no desafogamento da Justiça em nossa região”, ressaltou o magistrado, acrescentando que a conciliação é o modelo do presente e do futuro do Judiciário, no qual todos saem ganhando.

 

O diretor da Faculdade São José dos Cocais, Herbert Lago, destacou a relevância da parceria com TJMA, que, segundo ele, irá oportunizar aos estudantes de Direito vivenciarem o universo jurídico das sessões de conciliação e mediação.

 

“Esse projeto é um grande avanço para a nossa instituição, pois irá enriquecer a formação dos nossos alunos que vão ter a oportunidade de conhecerem, na prática, a experiência da conciliação, atuando como agentes de mudança em prol da Justiça e da sociedade", ressaltou.

 

O advogado Bazílio Bezerra, que atua há 30 anos na Justiça do município, ficou satisfeito com a instalação da unidade. "O centro irá facilitar bastante o nosso trabalho ao garantir celeridade à tramitação dos processos, algo que esperamos há tanto tempo", declarou.

 

DEMANDA PROCESSUAL - Na justiça de Timon, tramitam atualmente 7.226 processos, distribuídos em 7 varas (4 cíveis e 3 criminais) e 1 juizado, de acordo com dados fornecidos pelos Sistemas Themis e Projudi. Desse universo, 4.862 são referentes às áreas cíveis, da família e da fazenda pública, totalizando mais de 3.200 ações passíveis de conciliação, podendo ser pauta de sessões no Cejusc instalado.

 

Além do coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre Abreu, e do chefe do Telejudiciário, Fábio Martins, participaram do evento o procurador-geral do município, João Santos; o vereador Luiz Firmino de Sousa; a juíza da 3ª Vara Cível de Timon, Rosa Maria Duarte; além de representantes da faculdade, promotores, advogados, estudantes e servidores da justiça local.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp