Portal Emaranhense Publicidade 728x90
01/05/2024 às 08h00min - Atualizada em 01/05/2024 às 08h00min

Hidrogênio verde: Maranhão avança na corrida por uma matriz energética sustentável

O Memorando de Entendimentos representa não apenas um compromisso, mas uma estratégia concreta para incluir o Maranhão no panorama nacional e internacional da produção de hidrogênio verde

Da Redação
Secom
Assinatura de MoU para a produção de hidrogênio verde. (Foto: Brunno Carvalho)
Na busca por uma matriz energética mais limpa e sustentável, o Governo do Maranhão deu um passo considerado crucial ao estabelecer um Memorando de Entendimentos (MoU) voltado para a produção de hidrogênio verde. A parceria, firmada com o apoio da Eletrobras, visa aproveitar o potencial do estado para a geração de energia renovável e a produção de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados.

O Memorando de Entendimentos representa não apenas um compromisso, mas uma estratégia concreta para incluir o Maranhão no panorama nacional e internacional da produção de hidrogênio verde. O Brasil, com sua vasta oferta de fontes renováveis, como energia solar, eólica e biomassa, apresenta-se como um candidato promissor para se tornar um grande produtor desse combustível do futuro.

O governador Carlos Brandão enfatiza que o Maranhão está determinado a liderar esse movimento rumo a energias mais limpas e sustentáveis, e  detalha a importância estratégica da assinatura do MoU.

“Estivemos em um importante ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado e a Eletrobras, no sentido de a gente avançar na transição energética, seguindo o exemplo de outros estados e países. Neste momento, nós estamos em busca da energia do hidrogênio verde. A transição é algo que, uma hora ou outra, irá acontecer aqui no Maranhão, porque a nossa tendência é a utilização de energias limpas”, ressaltou.

O CEO da Eletrobras, Ivan Monteiro, destaca o compromisso da empresa em fornecer a energia verde necessária para impulsionar a transição energética no Maranhão.

“Uma satisfação enorme vir assinar esse Memorando de Entendimento. A Eletrobras não poderia deixar de apoiar o Governo do Maranhão, que já tem iniciativa nesse sentido. A Eletrobras proverá a energia verde necessária, oriunda das suas hidrelétricas e linhas de transmissões para que possamos alcançar o objetivo da transição energética”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo Tavares, ressalta as vantagens competitivas do estado para a produção de hidrogênio verde, posicionando o Maranhão como um líder nesse setor emergente.

“Esta solenidade é um marco que vai colocar o Maranhão em uma posição muito boa em relação à energia. O Maranhão tem uma das melhores condições do Brasil, e talvez do mundo, para produzir hidrogênio verde barato. A assinatura desse Memorando de Entendimento é a entrada na descarbonização pelas indústrias e na produção da energia do futuro, que é o hidrogênio verde”, enfatizou.

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), representada pelo vice-presidente executivo Luiz Fernando Coimbra Renner, apoia integralmente essa iniciativa histórica, reconhecendo o potencial para atrair investimentos, impulsionar o desenvolvimento econômico e reduzir os índices de pobreza no estado.

“Este é um evento histórico para o Maranhão. É um momento em que , praticamente, houve um mergulho na geração do hidrogênio verde, que é o combustível do futuro, e vai possibilitar uma transição energética tranquila, embora possa ser um pouco mais longa. Aqui, a Federação das Indústrias está no seu papel de apoiar, incondicionalmente, todas as ações do governo para o desenvolvimento do Maranhão. É um primeiro e grande passo, que vai nos possibilitar a atração de novos investimentos e a redução dos índices de pobreza”, pontuou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp