Portal Emaranhense Publicidade 728x90
08/03/2024 às 15h55min - Atualizada em 08/03/2024 às 15h55min

Maranhão dá passo inicial na implantação do sistema BIM em obras públicas

O BIM promoverá a inovação tecnológica para melhorar a qualidade de projetos e obras públicas

Da Redação
Sinfra/MA
(Foto: Reprodução/ Tecnosil)
O Maranhão já iniciou o processo para implantação do sistema BIM (Building Information Modeling) ou, em português, “Modelagem de informações de construção”. O decreto nº 38.886/2024, que dispõe sobre a estratégia estadual de implantação e disseminação do BIM no Maranhão e do comitê gestor da estratégia, foi assinado pelo governador Carlos Brandão e publicado no final de fevereiro deste ano, no Diário Oficial do Estado.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) presidirá o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MA, que terá a finalidade de implementar o sistema e gerenciar suas ações. O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, explica que o sistema BIM é uma grande iniciativa do Governo do Estado, que está dando um salto no processo de agilidade e desenvolvimento de projetos. "O BIM promoverá a inovação tecnológica para melhorar a qualidade de projetos e obras públicas", afirmou.

Mas, afinal, na prática, o que é o BIM? De forma resumida, é um método digital de gerenciamento de dados de projetos de uma obra ao longo de todo o ciclo da construção. Ele reúne tecnologias e processos integrados que permitem a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento.

"O sistema BIM vai além do projeto, já iniciando na fase de abertura do processo, antes mesmo da contratação ou elaboração do projeto e da licitação", explicou o secretário adjunto de projetos da Sinfra, Silvano Neto.

Assim, os projetos em BIM deixam de ser apenas um desenho para se transformarem em um modelo com informações automatizadas e precisas de onde podem ser extraídos dados para diversas finalidades, permitindo mais transparência e otimização de recursos públicos, entre outros benefícios. 

Comitê

Além da Sinfra, integrarão o comitê, a Casa Civil e as secretarias de Estado do Governo, Planejamento, Transparência e Controle, Ciência e Tecnologia; Uema e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MA) e de Engenharia e Agronomia (Crea-MA). O comitê deverá ser criado até 30 dias após a publicação do decreto.

O secretário adjunto, Silvano Neto, ainda explicou que, nesta primeira fase, o BIM será utilizado preferencialmente no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a novas construções, ampliações ou reabilitações.

"A implantação da estratégia BIM é um marco para as obras públicas do Maranhão, pois vai gerar modernização dos processos, economia de recursos, padronização, qualidade e competitividade nas licitações, entre outros avanços", enumerou.

Conforme o decreto, a implantação do BIM no Maranhão deverá ocorrer até 2028, sendo a primeira etapa este ano, a segunda fase em 2025 e a terceira a partir de 2028.

Vantagem do BIM

1. Modernização dos Processos: A adoção do BIM permitirá uma gestão mais eficiente e integrada, proporcionando uma visão completa do ciclo de vida das obras, desde o projeto até a manutenção.
2. Economia de Recursos: A utilização do BIM reduzirá desperdícios, otimizando recursos financeiros e materiais, e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
3. Padronização e Qualidade: A estratégia BIM-MA estabelece padrões e diretrizes que garantem a qualidade e a uniformidade nos projetos, proporcionando maior segurança e durabilidade das obras.
4. Competitividade nas Licitações: A implementação do BIM tornará o estado mais competitivo em processos licitatórios, uma vez que muitos órgãos e empresas já demandam a utilização dessa tecnologia em seus projetos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp