Portal Emaranhense Publicidade 728x90
19/02/2024 às 08h58min - Atualizada em 19/02/2024 às 08h58min

Ponte móvel provisória de Cajari será entregue dia 20

A ponte, que é provisória, está sendo instalada pelo Exército Brasileiro e foi solicitada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) para dar suporte ao tráfego na região.

Da Redação
Sinfra
Ponte metálica sobre o riacho dos Afogados, na MA-317, em Cajari (Foto: Divulgação)
A instalação da ponte móvel metálica na MA-317, que liga o município de Cajari à MA-014, será concluída neste fim de semana e entregue à população na terça-feira (20). Para o ato de entrega foram convidados o governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira; o subsecretário Ítalo Augusto, além de equipe de governo e a população.

A ponte, que é provisória, está sendo instalada pelo Exército Brasileiro e foi solicitada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) para dar suporte ao tráfego na região, até que a nova ponte de concreto e aço esteja concluída.

A estrutura móvel já está montada no local, sobre o Riacho dos Afogados. Neste fim de semana, será executada a etapa final da implantação pela Sinfra, com os aterros das cabeceiras e a instalação das rampas metálicas sobre os aterros. A previsão é de que, na segunda-feira (19), a ponte esteja prontinha para o tráfego, inclusive com o assoalho para a pista de rolamento.

A Sinfra já iniciou o processo de licitação para a construção da nova ponte de Cajari, cujas obras devem começar em março. A estrutura substituirá a Ponte dos Afogados, que entrou em colapso durante o período chuvoso do ano passado.

Parceria

A ponte metálica provisória começou a ser implantada pelo Exército em janeiro deste ano. A Sinfra executou toda a base de concreto para apoio da ponte móvel, bem como o desvio para os veículos e o caminho de acesso provisório lateral, possibilitando a realização das atividades de montagem, sem que a cidade ficasse isolada. Este caminho já vai servir de suporte para a ponte definitiva que será construída pela Sinfra.

"Quando a Ponte dos Afogados rompeu no ano passado, o Governo do Estado, por meio da Sinfra, prontamente realizou serviços emergenciais no trecho para garantir a trafegabilidade e não deixar a população cajariense no isolamento", explicou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira. Ele acrescentou que, desde então, a Sinfra vem mantendo equipes no local, realizando intervenções paliativas para garantir a trafegabilidade na região.

O secretário informou que, diante da necessidade de se garantir o acesso ao município de Cajari, o governador Carlos Brandão pleiteou ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a instalação da ponte móvel de metal, em caráter provisório, até a conclusão da nova ponte.

Projeto

A equipe técnica da Sinfra elaborou o projeto de uma nova ponte sobre o Riacho dos Afogados. Ela terá estrutura mista de concreto e aço e um vão de 70 metros de comprimento por 10 metros de largura, o dobro da extensão da atual que tem 30 metros de comprimento e 8 metros de largura.

"No momento, a construção da nova ponte está em processo de licitação. Assim que esta etapa for concluída, provavelmente agora em março, as obras serão iniciadas. A previsão é de que, em um ano, a ponte de concreto esteja pronta. Até lá, a ponte metálica provisória será utilizada pelos veículos. O empenho do governo é para garantir que a população trafegue em segurança", resumiu o subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto.

Sobre a ponte móvel

- Existem apenas 9 pontes deste modelo no país e são de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), executadas por meio do corpo de Engenharia do Exército Brasileiro. É também chamada de Ponte Tática Leve (PTL).

- A ponte de Cajari tem 4 módulos de 15 metros e está sendo instalada sobre a ponte existente, de 34 metros.

- Com 60 metros no total, a PTL tem os apoios fixos em cabeceiras de concreto armado, executados pela Sinfra, e possibilita o trânsito em classe de carga 60 toneladas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp