Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/01/2024 às 09h11min - Atualizada em 10/01/2024 às 09h11min

Investigação em andamento: Agentes penitenciários são acusados de suposta tortura em presídio do Anil

Câmera de vigilância registra agressão com spray de pimenta contra detentos; Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA acompanha o caso

Da Redação
(Foto: Reprodução)
Agentes penitenciários estão sob investigação por alegada agressão contra detentos na Unidade Prisional do Anil, em São Luís, onde teriam utilizado spray de pimenta. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA está monitorando o desenrolar do caso.

As câmeras de videomonitoramento da unidade prisional registraram a ação dos agentes no corredor do bloco 1. Apesar de o incidente ter ocorrido em dezembro do ano passado, somente nesta semana as informações chegaram ao conhecimento da comissão na OAB-MA.

Por meio de uma carta enviada à OAB-MA, um dos detentos descreveu a situação, afirmando que o produto lançado nas celas era spray de pimenta. A carta relata que, por volta das 13h20, o diretor de segurança entrou no bloco 1 e dispersou o gás em todas as celas, resultando em mal-estar para alguns presos, incluindo um que vomitou.

A OAB-MA, ao tomar conhecimento do caso, solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) as imagens do videomonitoramento. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-MA) informou à TV Mirante que instigará um procedimento investigativo para apurar excessos e possíveis responsabilidades legais na conduta dos agentes. O caso ressalta a importância da vigilância constante dos órgãos de direitos humanos para garantir a integridade dos detentos e a transparência nas investigações.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp