13/03/2019 às 09h30min - Atualizada em 13/03/2019 às 09h30min

Museu de Artes Visuais permanece fechado após reforma de oito meses, em São Luís.

Após ser reinaugurado oficialmente há oito meses, o Museu de Artes Visuais, de São Luís, continua fechado. Nesta terça (12), alguns móveis foram retirados do prédio. O sobrado colonial, que sedia o museu há 30 anos, servia ainda como anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MAV), onde estariam guardadas peças antigas, como pinturas, esculturas e desenhos assinados por artistas nacionais e internacionais, como Pablo Picasso. 

O cineasta maranhense, Beto Matuck, considerou uma grande perda para o Maranhão, e principalmente, para quem vem conhecer a cidade de São Luís. 

A reforma do prédio teve início em dezembro de 2016, seguindo até a metade do ano de 2018. A obra de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) custou R$ 731 mil e teve sua inauguração celebrada com uma solenidade, que contou com a presença de autoridades, em julho de 2018. Uma exposição chegou a ser anunciada, mas nunca aconteceu, pois a visita pública nunca foi liberada.

Diversos artistas de São Luís se manifestaram em redes sociais contra a possibilidade do casarão deixar de abrigar o Museu para ceder espaço à sede da Secretaria do Turismo. A doutora e mestre em comunicação e cultura, Jane Maciel, comentou que um prédio totalmente reformado e restaurado para receber o MAV não poderia se tornar Secretaria de Turismo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp