Portal Emaranhense Publicidade 728x90
07/05/2024 às 09h57min - Atualizada em 07/05/2024 às 09h57min

Morre aos 90 anos o ex-presidente do TJ-MA e TRE-MA, desembargador José Pires da Fonseca, em São Luís

Magistrado de longa trajetória não resistiu a complicações pós-cirúrgicas; velório acontece na Pax União.

Da Redação
(Foto: Reprodução)
Na tarde desta segunda-feira (6), São Luís perdeu um de seus expoentes jurídicos com o falecimento do desembargador aposentado José Pires da Fonseca, aos 90 anos. Além de sua contribuição como magistrado, Fonseca foi figura proeminente ao presidir tanto o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) quanto o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Segundo relatos de familiares, o desembargador não resistiu aos desdobramentos de uma cirurgia realizada com o intuito de desobstruir a uretra. O velório teve início na madrugada desta terça-feira (7), na Pax União, localizada na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís. O sepultamento está programado para as 16h, no Cemitério do Gavião.

Uma Vida Dedicada à Justiça

Nascido em 25 de março de 1934, em Cururupu, no Maranhão, José Pires da Fonseca deixou uma marca indelével na história da magistratura maranhense. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís em 1958, Fonseca ocupou diversos cargos públicos antes de ingressar na magistratura.

Sua carreira como juiz teve início na Comarca de Humberto de Campos, expandindo-se para Pastos Bons e Rosário. Sua ascensão culminou com a nomeação, por merecimento, como desembargador do Tribunal de Justiça em 1985. Ao longo dos anos, Fonseca ocupou cargos de destaque, incluindo vice-presidência e presidência tanto do TJ-MA quanto do TRE-MA.

Repercussão e Homenagens

O falecimento do desembargador José Pires da Fonseca reverberou entre seus pares e a comunidade jurídica. O presidente do TJ-MA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, expressou em nota o pesar de toda a Corte pela perda do ilustre magistrado, estendendo condolências aos familiares.

Também em comunicado oficial, o presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo Filho, lamentou profundamente o falecimento de Fonseca, destacando sua relevância no contexto jurídico e sua contribuição para o estado.

"Manifestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares, bem como a todos que puderam compartilhar do seu afeto e convivência", expressou o presidente do TRE-MA.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp