Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 28/04/2024 às 08h00min

Maranhão sedia encontros sobre Diagnóstico Molecular da Hanseníase e Doenças Diarreicas Agudas

Parceria entre SES, Ministério da Saúde e Fiocruz promove capacitação no IOC/Lacen-MA

Da Redação
SES/Emserh
Maranhão sediará encontros sobre diagnóstico molecular da hanseníase e das Doenças Diarreicas Agudas (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizará encontros voltados para o diagnóstico molecular da hanseníase e das Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) no Instituto Oswaldo Cruz - Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA), em São Luís.

Nos dias 29 e 30 de abril, o treinamento em RT-PCR em tempo real (qPCR) para implantação do diagnóstico molecular da hanseníase reunirá autoridades e profissionais do IOC/Lacen-MA, além de representantes dos Laboratórios Centrais da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. A capacitação será conduzida pela BS Diagnóstica, em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), vinculada ao Ministério da Saúde, no auditório do IOC/Lacen-MA.

A implantação desses novos testes de diagnóstico molecular para a hanseníase na Rede Nacional de Saúde Pública, sediada no laboratório de referência do Maranhão, visa aprimorar a identificação etiológica dos casos. Além disso, o novo teste apresenta maior sensibilidade em comparação com as técnicas de baciloscopia e histopatologia atualmente utilizadas.

Já entre os dias 29 de abril e 3 de maio, o IOC/Lacen-MA receberá a PhD Márcia Terezinha Baroni, da Fiocruz/RJ, para a implantação do diagnóstico molecular das DDAs. O objetivo é consolidar uma parceria entre o IOC/Lacen-MA e a Fiocruz/RJ visando à vigilância epidemiológica molecular dos principais agentes virais causadores de DDAs no estado do Maranhão.

O diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lídio Gonçalves, destaca a importância dessa parceria para o fortalecimento da vigilância laboratorial e ressalta os resultados que podem ser alcançados por meio de grandes colaborações como essa da Fiocruz.

Os eventos contarão com uma programação extensa que abrange desde a teoria até a prática das técnicas de detecção e análise de resultados, visando capacitar os profissionais envolvidos e promover avanços na área da saúde no Maranhão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp