Portal Emaranhense Publicidade 728x90
15/04/2024 às 09h54min - Atualizada em 15/04/2024 às 09h54min

Governo do Maranhão promove "Dia D" de vacinação contra influenza em todo o Estado

Ação visa ampliar a cobertura vacinal para o público prioritário e disponibiliza todas as vacinas do calendário vacinal nos 217 municípios maranhenses

Da Redação
SES
(Foto: Danielle Filgueiras)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou neste sábado, 13 de abril, o “Dia D” de vacinação contra a influenza em todo o estado. A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal do público prioritário e disponibilizar todas as vacinas do calendário vacinal.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Sapapvs), Déborah Campos, que acompanhou a vacinação no Shopping da Ilha, destacou a importância da vacinação anual devido à constante mutação do vírus da gripe. “Este ano, a vacina trivalente protege contra os vírus influenza H1N1 e H3N2 e é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença”, afirmou Déborah.

Halice Figueiredo, chefe do departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, ressaltou a antecipação da campanha e a estratégia de atingir toda a família. “A imunização vai continuar nas unidades de saúde, e a população precisa dizer sim para a vacina e garantir a prevenção”, enfatizou Halice.

A vacinação ocorreu em diversos pontos, incluindo o Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Policlínica Cidade Operária, Vinhais, Vila Luizão e Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira).

Ariane Macedo Sousa, 35 anos, autônoma, aproveitou a ação para imunizar sua filha Maria Valentina, de 6 anos, que está no grupo prioritário. “Sabia da ação e aproveitei para trazer minha filha”, disse Ariane.

Lídia Raquel de Abreu, 28 anos, atualizou sua caderneta de vacinação durante o passeio no Shopping. “Aproveitei a oportunidade para tomar as doses que faltavam”, comentou Lídia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários para a vacinação contra influenza incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, população quilombola, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp