Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/04/2024 às 08h05min - Atualizada em 28/04/2024 às 08h15min

Prevenção da hipertensão arterial é prioridade na Policlínica do Idoso

Usuários recebem orientações sobre cuidados essenciais para combater a hipertensão

Da Redação
SES/ACQUA
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial na Policlínica do Idoso (Thiago Nascimento)
Na busca por promover a conscientização e a prevenção da hipertensão arterial, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (26), uma roda de conversa na Policlínica do Idoso. Profissionais multidisciplinares, incluindo enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, compartilharam orientações fundamentais com os usuários sobre os cuidados necessários, como alimentação saudável, prática regular de atividade física e monitoramento diário da pressão arterial.

Enquanto aguardava atendimento na triagem, João de Deus, 71 anos, natural de Cajapió, falou sobre a importância de seguir as orientações médicas para controlar a hipertensão. "Já tomo remédio há muito tempo para pressão alta. Com essa doença não podemos relaxar, quanto mais cedo a gente tomar providência melhor, temos que procurar a consulta, porque piora a situação demais", alertou.

Maria de Nazaré Fonseca Ferreira, 66 anos, de São Luís, destacou a importância da atenção à saúde. "Eu já fico preocupada quando escuto alguém falando que a pressão aumentou, por isso eu decidi medir a pressão e consultar para saber qual medicação devo tomar e, se preciso, receber encaminhamento para exames. Quem se cuida, dura mais tempo".

A Policlínica do Idoso oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consulta em geriatria e cardiologia, além de outros serviços multidisciplinares e terapêuticos.

Isabella Sena, fisioterapeuta e supervisora da equipe multidisciplinar, detalhou os serviços oferecidos. "Os pacientes hipertensos atendidos na nossa unidade recebem orientações nutricionais, fazem fisioterapia no ginásio terapêutico e realizam atividades físicas, como alongamento. A equipe de enfermagem também passa todas as orientações sobre aferição arterial que precisam ser realizadas periodicamente".

A hipertensão arterial é uma condição médica séria que aumenta o risco de complicações cardiovasculares graves. No Brasil, aproximadamente 24% dos adultos têm pressão alta, e esse número tende a aumentar com a idade.

Diante desse cenário preocupante, a Sociedade Brasileira de Cardiologia tem enfatizado a importância do diagnóstico precoce. Agora, as pessoas devem realizar verificações regulares da pressão, especialmente aquelas com fatores de risco como histórico familiar, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

A Policlínica do Idoso, gerenciada pelo Instituto Acqua e vinculada à SES, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população idosa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp