Portal Emaranhense Publicidade 728x90
27/04/2024 às 08h02min - Atualizada em 27/04/2024 às 08h15min

Governo do Maranhão capacita profissionais do IOC/Lacen para diagnóstico molecular de meningites bacterianas

Avanço na Identificação e Tratamento: Programa Fortalece Vigilância

Da Redação
SES/Emserh
Treinamento in loco de RT-PCR em tempo real para diagnóstico molecular das meningites bacterianas (Foto: Divulgação)
Nesta semana, o Instituto Oswaldo Cruz - Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) recebeu treinamento em RT-PCR em tempo real para diagnóstico molecular de meningites bacterianas. A iniciativa, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa fortalecer a capacidade diagnóstica dos laboratórios e melhorar o monitoramento da doença.

Durante cinco dias, profissionais de microbiologia e biologia molecular do IOC/Lacen-MA foram instruídos sobre a execução prática e teórica do RT-PCR, alinhando processos com a Vigilância Epidemiológica. A ação, realizada na semana do Dia Mundial de Combate à Meningite, busca aprimorar a prevenção e o tratamento da doença.

"Para fortalecimento da vigilância das meningites no nosso estado, está sendo implantado o diagnóstico molecular das meningites bacterianas, uma complementação diagnóstica para a identificação etiológica dos casos", destacou Lídio Gonçalves, diretor-geral do IOC/Lacen-MA.

O diagnóstico molecular ajuda a evitar subnotificações, possibilitando a identificação precisa dos agentes causadores da doença. Fabiano Silva, biomédico do IOC/Lacen-MA, enfatizou a importância desse treinamento para garantir o fechamento correto dos casos.

Representando o Ministério da Saúde, Fábio Takenori Higa, do Instituto Adolfo Lutz (IAL), elogiou a infraestrutura do IOC/Lacen-MA e ressaltou que a capacitação facilitará as ações da vigilância epidemiológica.

O IOC/Lacen-MA, gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), desempenha papel fundamental na rede de saúde estadual.

Dia Mundial da Meningite: Prevenção e Conscientização

O Dia Mundial de Combate à Meningite, celebrado em 24 de abril, destaca a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença. Em escala global, a meningite afeta milhões de pessoas anualmente, sendo a vacinação a forma mais eficaz de controle contra o tipo bacteriano, o mais grave.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp