Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/04/2024 às 16h03min - Atualizada em 09/04/2024 às 16h03min

Cirurgia inovadora no Hospital Macrorregional Tomás Martins trata tumor na medula

Procedimento pioneiro na unidade da SES oferece esperança para paciente com paraparesia grave.

Da Redação
SES/Acqua
(Foto: Divulgação)
No Hospital Macrorregional Tomás Martins, localizado em Santa Inês, foi realizada uma cirurgia inédita para tratar um tumor na medula de uma paciente com paraparesia grave. Este procedimento neurocirúrgico de alta complexidade, denominado laminectomia da T10-T11 e exérese de lesão intradural e extramedular, foi conduzido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), liderada pelo neurocirurgião Rafael Brito.

A cirurgia, realizada em 30 de março, teve uma duração de seis horas e meia e teve como objetivo descomprimir o tumor na medula da paciente. A equipe médica, composta pelo neurocirurgião Rafael Brito, pelo anestesiologista Ivan Rego, pela enfermeira Pollyana Sousa e pelas técnicas de enfermagem Iara Gama, Sônia Mesquita e Almiceia Ferreira, realizou o procedimento com sucesso, proporcionando à paciente uma chance de recuperação.

O neurocirurgião Rafael Brito explicou que a paciente, diagnosticada com paraparesia grau três em janeiro, estava sofrendo de uma condição debilitante que comprometia seus movimentos inferiores. A ressonância revelou um tumor na medula que estava causando a compressão, e a cirurgia foi realizada para aliviar essa pressão e oferecer à paciente a possibilidade de melhora.

A diretora geral do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Fabíola Carvalho, destacou a importância desse procedimento inovador na unidade, enfatizando o impacto positivo na vida dos pacientes da região. Além disso, ressaltou a excelência da equipe especializada e o compromisso contínuo em fornecer serviços de saúde de qualidade à população maranhense, com o apoio do governo estadual.

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, administrado pelo Instituto Acqua, presta serviços médicos a 18 municípios da região do vale do Pindaré, oferecendo uma ampla gama de especialidades, incluindo neurocirurgia, clínica médica, pediatria, ortopedia, entre outros. Nos últimos oito anos, a unidade registrou mais de 176.131 consultas médicas, 1.630.037 consultas multidisciplinares, 349.661 procedimentos de enfermagem e mais de 23.215 cirurgias, evidenciando seu compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade local.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp