Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/04/2024 às 15h59min - Atualizada em 09/04/2024 às 15h59min

Centro de Hemodiálise de Balsas alcança marca de 258 mil atendimentos em três anos

Unidade proporciona assistência a pacientes renais crônicos de 13 municípios da região sul do Maranhão, fortalecendo o compromisso com a saúde da população.

Da Redação
SES
Pacientes e equipe do Centro de Hemodiálise de Balsas celebram três anos da unidade (Foto: Divulgação)
O Centro de Hemodiálise de Balsas, que atende pacientes renais crônicos em 13 municípios da região sul do Maranhão, registrou um total de 258.862 atendimentos ao longo de três anos de funcionamento. Este serviço, integrante da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi inaugurado em março de 2021 e opera em um espaço anexo ao Hospital Regional de Balsas.

Com uma estrutura completa e equipe multiprofissional, o centro disponibiliza 14 poltronas de diálise em operação de segunda a sábado, em três turnos distintos. Do total de atendimentos realizados, 4.738 correspondem a consultas médicas, 97.034 a consultas multidisciplinares, 50.882 a serviços de apoio e diagnóstico, 33.237 a serviços de terapia renal substitutiva e 72.971 a procedimentos de enfermagem.

Maristela Campos, diretora do Centro de Hemodiálise de Balsas, destaca a relevância da unidade para a comunidade local. Ela ressalta o compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes renais crônicos, alinhado à preocupação do governador Carlos Brandão em assegurar saúde para todos. Campos ainda enfatiza a recente expansão do atendimento, com a aquisição de quatro novas máquinas de diálise, possibilitando uma ampliação nos serviços oferecidos nos três turnos de funcionamento.

A hemodiálise é uma opção vital de tratamento para pacientes com doença renal crônica, funcionando como um rim artificial ao remover resíduos e excesso de fluidos do sangue. Maria de Jesus Rocha dos Santos, paciente da unidade há dois anos, expressa sua gratidão pelo atendimento de qualidade oferecido pela equipe de saúde. Da mesma forma, Maria Zuleide Santos da Silva, atendida no centro de hemodiálise há um ano, elogia o cuidado e acolhimento recebidos durante o tratamento.

Ações como essa reforçam o compromisso do governo estadual em promover o acesso universal à saúde e garantir assistência de qualidade aos cidadãos maranhenses.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp