Portal Emaranhense Publicidade 728x90
06/04/2024 às 08h05min - Atualizada em 06/04/2024 às 08h15min

Hospital Dr. Carlos Macieira recebe Selo UTI Eficiente, destacando-se como referência no Maranhão

O processo de certificação envolveu 505 hospitais, entre públicos e privados, e 1.087 UTIs em todo o país.

Da Redação
SES
Da esquerda para a direita: a chefe do Departamento de Qualidade e Projetos Especiais da SES, Patrícia Rocha; o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros; e a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suziane Viegas (Foto: Israel Pontes)
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), integrante da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou um marco histórico ao tornar-se o primeiro hospital público do Maranhão a receber o cobiçado Selo UTI Eficiente. Concedido pelo renomado Programa Epimed Governança Clínica e validado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), esse reconhecimento consolida o compromisso do Governo do Maranhão com a busca incessante por excelência na prestação de serviços de saúde.

Compromisso com a qualidade

Para Patrícia Rocha, chefe do Departamento de Qualidade e Projetos Especiais da SES, a obtenção desse selo representa um marco significativo, demonstrando que os hospitais públicos têm o potencial de alcançar os mais altos padrões de excelência. Esse reconhecimento não apenas motiva as unidades de saúde a buscar essa distinção, mas também as encoraja a continuar avançando na melhoria dos indicadores de desempenho.

Um feito inédito

O processo de certificação envolveu 505 hospitais, entre públicos e privados, e 1.087 UTIs em todo o país. Dentre eles, apenas 41 hospitais públicos foram certificados, e o HCM se destaca ao ser o pioneiro no Maranhão. Isso coloca o hospital entre os melhores do Brasil, refletindo o compromisso do Estado em oferecer serviços de saúde de qualidade à população.

Uma conquista para todos

A entrega do selo ocorreu recentemente no HCM, e sua base de dados foi coletada pela Epimed no ano de 2023. A avaliação criteriosa considerou parâmetros como Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente. Esse processo de certificação é uma prova do comprometimento da equipe assistencial e da gestão hospitalar com a excelência no atendimento.

Impacto positivo na gestão

A certificação do HCM inspira outras unidades a seguirem o mesmo caminho em busca da excelência. Como destaca Suziane Viegas, chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, o maior engajamento das equipes reflete o compromisso com a qualidade e inspira a implementação de práticas semelhantes em outros hospitais.

Um orgulho para o Maranhão

O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, ressalta que essa conquista não é apenas uma vitória para o hospital, mas para toda a população maranhense. Como referência em alta complexidade na Rede Pública de Saúde do Maranhão, o HCM oferece 82 leitos de UTI, atendendo tanto adultos quanto crianças em situações críticas. Sua gestão é realizada pelo Instituto Acqua, garantindo um serviço de saúde de qualidade e eficiência para todos os pacientes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp