Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/04/2024 às 09h01min - Atualizada em 05/04/2024 às 09h01min

SES promove ação educativa contra tuberculose no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Evento busca conscientizar familiares e acompanhantes de detentos sobre prevenção e tratamento da doença

Da Redação
SES
Campanha Estadual de Combate à Tuberculose (Foto: Márcio Sampaio)
Em mais um esforço da Campanha Estadual de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma atividade educativa nesta quinta-feira no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A ação visou conscientizar familiares e acompanhantes de pessoas privadas de liberdade sobre a prevenção e o combate à doença.

Durante a manhã, a equipe da SES distribuiu material informativo e esclareceu dúvidas sobre a tuberculose, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento disponível dentro do sistema penitenciário. Ana Carolina Marinho Almeida, técnica do Programa Estadual de Hanseníase e Tuberculose da SES, enfatizou a relevância de envolver os familiares nesse processo educativo.

A população privada de liberdade é considerada um grupo prioritário na campanha de combate à tuberculose, dada a sua vulnerabilidade à doença. Por isso, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), buscando alcançar não apenas os detentos, mas também seus familiares e acompanhantes.

Simeão Neto, supervisor de Saúde do Sistema Prisional da Seap, ressaltou a importância de disseminar informações precisas para fortalecer a luta contra a tuberculose, protegendo não apenas os detentos, mas também os servidores que trabalham no sistema prisional.

Os participantes da ação demonstraram apreciação pela iniciativa educativa. Ivonete Ferreira Costa, acompanhante de um detento, elogiou a oportunidade de aprender mais sobre a doença e reconheceu a importância do conhecimento na busca por assistência em saúde.

A intervenção contra a tuberculose não se limita apenas à conscientização. A SES, em colaboração com a Seap, também realiza atividades de diagnóstico, prevenção e tratamento da hanseníase, outra doença que afeta os detentos.

A programação da Campanha Estadual da Tuberculose continua com capacitações para Agentes Comunitários de Saúde do município de Paço do Lumiar, além de atividades internas de detecção da tuberculose no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, visando oferecer consultas e exames aos detentos.

Essa iniciativa reforça o compromisso das autoridades de saúde em combater a tuberculose e outras doenças em ambientes vulneráveis, como o sistema prisional, garantindo acesso a tratamento e cuidados adequados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp