Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/02/2024 às 11h08min - Atualizada em 22/02/2024 às 11h08min

Março anuncia auge do período chuvoso no Maranhão, alerta meteorologista da Uema

Fenômeno El Niño pode impactar volume de chuvas, revela laboratório de meteorologia da universidade

Da Redação
(Foto: Divulgação)
O laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) prevê que o mês de março será o ápice do período chuvoso no estado, marcando um cenário tipicamente característico dessa época do ano. A meteorologista da Uema, Andrea Cerqueira, destaca que as chuvas intensas observadas em fevereiro são consideradas normais para essa fase.

Segundo Cerqueira, a porção centro-norte do Maranhão experimenta o início do período chuvoso pleno a partir de fevereiro, estendendo-se até maio. Dezembro e janeiro, por sua vez, funcionam como meses de transição entre as estações seca e chuvosa na região. Contudo, a influência do fenômeno El Niño pode impactar o volume de chuvas esperado para março.

Apesar de historicamente ser o mês mais chuvoso, a meteorologista alerta que o fenômeno pode resultar em um registro abaixo da média histórica para o período. Andrea explica que São Luís já enfrentou chuvas abaixo do esperado em janeiro, atingindo apenas 178,3 mm, enquanto a média para o mês é de 226,4 mm. A irregularidade, segundo ela, é uma consequência da presença do El Niño, que altera o padrão de chuvas no estado.

A Uema havia previsto, em outubro do ano passado, que os últimos meses de 2023 teriam chuvas abaixo da média devido à influência desse fenômeno meteorológico. Com o gradual enfraquecimento do El Niño e a chegada da estação chuvosa, fevereiro apresentou episódios significativos de chuva em todo o estado. Até o dia 20, São Luís já registrou 254,7 mm de chuva, dos 321,4 mm esperados pela média histórica do mês.

Cuidados Recomendados:
  • Em caso de rajadas de vento, evitar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades;
  • Em situações de alto risco, buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp