Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/02/2024 às 09h33min - Atualizada em 21/02/2024 às 09h33min

Maranhão adota estratégias preventivas diante da temporada de chuvas

Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas de Chuvas discute medidas para evitar transtornos e prejuízos no estado.

Da Redação
Secom
Reunião do CPAV foi realizada no Palácio dos Leões (Foto: Brunno Carvalho)
O governo estadual do Maranhão está intensificando suas estratégias e promovendo discussões para prevenir possíveis transtornos causados pelo período chuvoso. Nesta terça-feira (20), os membros do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) se reuniram no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão, para apresentar as ações e dados referentes ao período.

O governador destacou o compromisso da gestão em agir de maneira planejada, visando minimizar os impactos das fortes chuvas que ocorrem anualmente. "Desde a criação do Comitê, em nossa gestão, temos trabalhado proativamente para garantir que a população seja afetada o menos possível pelos efeitos das chuvas, prevenindo assim maiores prejuízos", afirmou Brandão.

O coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, enfatizou que as medidas preventivas são essenciais e estão entre as principais ações a serem implementadas. "Com o início do período chuvoso na Grande Ilha de São Luís, é crucial realizar campanhas educativas para informar a população sobre possíveis locais de alagamentos", explicou.

Ele destacou que a Defesa Civil Estadual mapeou os pontos de risco, que continuam sendo monitorados. O trabalho preventivo envolve diversos órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entre outros.

O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, ressaltou a importância do planejamento estratégico. "Este ano, mesmo com a previsão de chuvas menos intensas do que no ano passado, estamos nos prevenindo para evitar problemas para a população. Estamos nos antecipando para evitar maiores complicações", disse.

O presidente da Caema, Marco Aurélio, destacou o cuidado preventivo na organização das ações. "Estamos utilizando os dados catalogados pelo Instituto da Uema para organizar as ações preventivas. Estamos unidos com a orientação do governador Carlos Brandão para evitar sinistros em nosso estado", observou.

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) foi criado pelo governador Carlos Brandão no ano passado, com o objetivo de adotar medidas preventivas e de reparação diante da ocorrência de chuvas em escala anormal. Participam do CPAV diversos órgãos estaduais, além da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp