Portal Emaranhense Publicidade 728x90
15/01/2024 às 16h48min - Atualizada em 15/01/2024 às 16h48min

Ação alusiva ao Janeiro Branco reforça cuidados com a saúde

Colaboradores participam de atividades de reflexão e descontração para promover o bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Da Redação
SES/Emserh
Ações alusivas ao Janeiro Branco (Foto: Divulgação)
No início deste ano, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) intensificou suas iniciativas voltadas à promoção da saúde durante um encontro entre seus profissionais. A Comissão de Saúde Mental iniciou uma série de ações em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

"É essencial cultivar a saúde mental no ambiente profissional. Ao abordarmos de maneira abrangente a saúde dos nossos colaboradores, não apenas no aspecto físico, estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável, empresas mais produtivas e vidas mais equilibradas", ressaltou Marcello Duailibe, presidente da Emserh.

Durante a primeira semana de janeiro, funcionários de todos os setores dos prédios anexos e sede da Emserh, assim como da Central de Abastecimento Hospitalar (Cahosp), participaram de momentos de descontração e reflexão. Ao som de música com voz e violão, a iniciativa visou lembrar a todos da importância de começar o ano cuidando da saúde mental.

Mayara Marques, presidente da comissão de saúde mental, enfatizou a relevância desse cuidado desde o início do ano. "Um momento de reconhecimento interno daquilo que não nos fez bem e esse movimento de olhar internamente agora no começo do ano estimula a fazer esse exercício durante todo o ano", destacou.

Em uma dinâmica simbólica, os profissionais escreveram em pedaços de papel o que desejavam deixar em 2023 e o que almejavam trazer para 2024. Essa oportunidade de autoavaliação permitiu a identificação de fatores prejudiciais, incentivando a busca por soluções individuais ou com o suporte necessário.

"A ideia é que no primeiro mês do ano a gente comece refletindo sobre saúde mental. O que eu posso fazer para melhorar? Do que eu preciso me afastar? Assim como uma folha em branco, daí o nome Janeiro Branco, a gente tem um ano inteirinho para preencher pensando mais na saúde mental", explicou Daniela Aquino, especialista da Qualidade e integrante da Comissão de Saúde Mental.

A ação recebeu aprovação dos participantes, como a analista de engenharia, Larissa Sodré, que a considerou motivadora. "Foi um momento de reflexão, principalmente relacionado a 2024. Espero que essas ações continuem para cuidar da saúde mental do colaborador", disse. O técnico em edificações, Lucas Matos, destacou a importância de pausas para reflexão: "É gratificante saber que a empresa em que a gente trabalha se preocupa com nossa saúde mental."
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp