Portal Emaranhense Publicidade 728x90
29/12/2023 às 08h07min - Atualizada em 29/12/2023 às 08h07min

Pacientes do Hospital de Câncer recebem visita do Papai Noel do Corpo de Bombeiros

Estiveram presentes durante a ação representantes dos batalhões especializados de busca e salvamento, de emergência médica, entre outros setores do CBMMA.

Da Redação
SES
(Foto: Divulgação)
O clima natalino e de esperança foi aquecido no Hospital de Câncer do Maranhão, com a visita de colaboradores voluntários Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), em uma ação especial aos pacientes e acompanhantes, na manhã desta quinta-feira (28).

A iniciativa, na unidade de referência oncológica da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a presença do Papai Noel do Corpo de Bombeiros, a banda de música do CBMMA e coral da melhor idade. A ação ainda reservou um momento de oração e entrega de lembranças aos pacientes dos setores de quimioterapia e das enfermarias.

A gerente de Recursos Humanos do Hospital de Câncer do Maranhão, Alina Araújo, enfatizou as atividades na instituição. “Ações como a de hoje reforçam o trabalho de humanização que temos feito ao longo do ano. Nosso objetivo, além de resgatar memórias desse período festivo, é melhorar a qualidade dos serviços e potencializar os tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente”, esclareceu.

O repertório, repleto de músicas de Natal, emocionou a todos, como Hildacy de Oliveira, de 65 anos, acompanhante de José de Ribamar de Oliveira, de 70. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em maio de 2023 e está internado na unidade desde o dia 13 outubro. O casal é oriundo do município de Vitorino Freire.

“Nossa, foi bom demais. Ele também gostou muito. Ajuda a tirar a gente um pouco desse isolamento, né? Temos três meses aqui, então é muito bom receber esse carinho. A visita veio trazer mais alegria, porque a médica nos disse que ele pode voltar para casa até a próxima semana. Além disso, no último dia 25, nós comemoramos 47 anos de casados”, comemorou Hildacy, emocionada.

O motorista Jorge de Jesus, 44 anos, da cidade de Pindaré-Mirim, foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda há seis meses. Ele retornou para unidade no último dia 20, para ser medicado no próprio hospital, conforme programação médica, e comentou sobre ação.

“Esse momento de hoje foi muito importante, pois demonstra como tem pessoas que dão valor ao ser humano, a nós que estamos aqui. Quando a gente menos espera, chega uma visita dessa, é bom demais, ajuda a nos animar mais, apesar de estarmos longe da família nesse período”, frisou Jorge. 

Estiveram presentes durante a ação representantes dos batalhões especializados de busca e salvamento, de emergência médica, entre outros setores do CBMMA. 

O comandante operacional especializado do Corpo de Bombeiros, Cel. José Ribamar Silva Junior, pontuou sobre a união entre a corporação e a unidade de saúde. 

“Essa parceria com o hospital existe há 13 anos e, ao longo desse período, foi só evoluindo. Quem está aqui precisa desse acalento, carinho e solidariedade. Trazer a música e uma palavra de conforto ajuda muito. Além disso, cada um de nós tem a história pessoal e, alguns, com experiências pessoais com a doença, conhecemos esses sentimentos”, ressaltou o coronel.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp