Portal Emaranhense Publicidade 728x90
27/12/2023 às 09h02min - Atualizada em 27/12/2023 às 09h02min

Força Estadual de Saúde realiza mais de cinco mil atendimentos em 28 municípios

Governo do Maranhão, por meio da SES, reforça assistência em 28 municípios para potencializar indicadores do programa Previne Brasil

Da Redação
SES
(Foto: Divulgação)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 5.812 atendimentos entre outubro a dezembro deste ano, com o objetivo de reforçar a assistência na Atenção Primária em Saúde (APS) para potencializar os indicadores do programa Previne Brasil em 28 municípios maranhenses. Iniciada no município de Tufilândia, a ação, que contou com apoio da Força Estadual de Saúde (Fesma), foi encerrada no último dia 20 de dezembro, em Alcântara. 

“A Fesma, em parceria com esses municípios, realiza o apoio institucional, potencializando as atividades de saúde do território. O trabalho visa fortalecer a gestão local e promover a prevenção nas áreas mais remotas, como no município de Afonso Cunha, onde prestamos assistência integral a uma senhora de 108 anos, mostrando que o trabalho executado é com humanidade, a partir dos princípios do SUS”, destacou o superintendente da Atenção Primária da SES, William Vieira.

A equipe da SES trabalhou para promover, aprimorar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde nos locais remotos, de acordo com os indicadores do Previne Brasil, com ações em torno dos seguintes eixos:
  • estratificação de risco da gestante e criança menor de um ano;
  • atualização de calendário vacinal de rotina;
  • atendimento e acompanhamento de hipertensos, diabéticos e público em geral;
  • busca ativa de usuários precoces com diabetes mellitus e hipertensão, gestante e criança;
  • aferição de glicemia, pressão arterial, peso, altura.
Ainda foram realizadas ações de educação continuada em saúde aos atendidos.

Gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos e mulheres de 25 a 64 anos fizeram parte do público-alvo prioritário assistido nos 5.812 atendimentos em 28 municípios, durante 90 dias. A Força Estadual foi até Alcântara, Morros, Povoado de Boa Esperança, Monção, Turilândia, Apicum-Açu, Central do Maranhão, Mirinzal, Tufilândia e outras localidades efetivar as ações.

A coordenadora da Fesma, Adriana Mota, detalhou como as equipes atuaram. “A equipe técnica da Força dialogou com as gestões municipais e identificou suas maiores fragilidades e potencialidades, para atuar exatamente onde o município mais precisa, pois cada local tem sua realidade”, explicou.

Previne Brasil

O objetivo do programa Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos são utilizados para incentivar a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (que amplia o horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (que apoia a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país) e o Consultório na Rua (que amplia o acesso de atendimentos médicos à população em situação de rua), entre outros destinados ao cuidado da saúde da população brasileira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp