Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/12/2023 às 08h59min - Atualizada em 22/12/2023 às 08h59min

Governo destaca esforços na área da saúde e alcança alto percentual de cobertura vacinal

Além do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também implementou ações de apoio estratégico.

Da Redação
SES
Semana Estadual de Vacinação (Foto: Israel Pontes)
Onze vacinas e doses de reforços recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação alcançaram alto percentual de cobertura no Maranhão. Os dados foram divulgados esta semana no Painel de Vacinação do Ministério da Saúde. As ações de ampliação da cobertura vacinal fazem parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou algumas das ações realizadas pelo poder público estadual para a melhoria dos indicadores de cobertura vacinal, como o resultado da parceria entre o governo estadual e municipais, Semana Estadual de Vacinação, descentralização das campanhas regulares de incentivo à vacinação em shoppings e escolas, além da adoção do microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) nos 217 municípios maranhenses.

“O sucesso da alta cobertura vacinal foi conquistado com a parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Com a implantação do microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) nos 217 municípios, reconhecemos os avanços dos indicadores, por isso precisamos unir esforços, para, conjuntamente, avançarmos ainda mais esse cenário. E um dos passos fundamentais para melhoria dos indicadores de saúde é melhorar a cobertura vacinal”, frisou o secretário Tiago Fernandes. 

Além do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também implementou ações de apoio estratégico e institucional para reverter a trajetória de queda nas coberturas vacinais dos públicos adolescente, adulto, idoso, gestante e puérperas, bem como os povos indígenas.

“Estamos conseguido avançar na garantia da proteção contra doenças que deixam sequelas graves ou que podem levar ao óbito. É um momento de muita felicidade para todos os envolvidos, sejam profissionais de salas de vacina, que fazem o transporte dos imunizantes, gestores, assim como a população por aceitar nosso chamado”, pontuou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

As vacinas e doses de reforços, são: pentavalente, rotavírus, poliomielite VIP, pneumocócica 10V, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, poliomielite VOP, pneumocócica 10V- reforço e meningocócica C - reforço. No estado, também ultrapassamos em 10% a cobertura de hepatite A, pneumocócica 1º reforço, DTP e poliomielite 1º reforço. 

“O avanço é fruto do envolvimento de atores importantes em torno da melhoria da cobertura vacinal maranhense. A parceira com as secretarias municipais de saúde junto às Unidades Regionais de Saúde (URS), ajudou a formar uma rede de colaboração interinstitucional”, disse a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, para as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) registraram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade em todo o país.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp