27/02/2014 às 10h29min - Atualizada em 27/02/2014 às 10h29min

Carnaval da Tradição e Alegria começa neste sábado em Ribamar

Dezenas de grupos genuinamente ribamarenses irão animar os foliões durante os quatro dias de festa em todas as regiões do município

Prefeitura de São José de Ribamar

Com o tema “Tradição de Alegria”, terá início oficialmente neste sábado (01) e se prolongará até a próxima terça-feira (04) o Carnaval tradicional do município de São José de Ribamar, evento organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).
 
A programação completa do Carnaval tradicional e do Lava Pratos 2014 pode ser conferida no seguinte link http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/carnaval-da-tradicao-e-alegria-comeca-neste-sabado-em-ribamar
 
Mais de 70 agremiações carnavalescas genuinamente ribamarenses (blocos organizados, bandas, blocos afro, escola de samba, tambor de crioula, blocos alternativos, grupos de samba, dentre outras) irão se apresentar nos quatro dias de festa nos percursos oficiais – Sede (Avenida Gonçalves Dias), Mata (Associação do Bumba-Boi), Matinha (Viva), Parque Vitória (Praça do Rodão), Vilas (Viva) e Vila Sarney Filho (próximo ao Centro Social) – e nas dezenas de percursos não oficiais que também estão recebendo o apoio da Prefeitura.
 
A grande novidade deste ano do Carnaval tradicional ribamarense é o novo percurso da Sede, onde foram montados dois palcos (um em frente à Câmara Municipal e outro ao lado do Curso Pré-Vestibular Municipal). O primeiro será utilizado pelas bandas que, sempre a partir das 21h, irão animar o público.
 
O segundo funcionará no horário das 16h às 21h e será utilizado para as apresentações de grupos folclóricos tradicionais.
 
O alongamento do percurso da Sede, que estará fechado para o tráfego de veículos sempre a partir das 15h, foi uma iniciativa que visou beneficiar todos os moradores da Avenida Gonçalves Dias que, este ano, poderão acompanhar os desfiles e apresentações das agremiações.
 
Para garantir a segurança e comodidade dos foliões, um plano de ação integrada foi montado para atender diversos setores. Além do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (mais de 100 homens) que estará trabalhando na cidade, o governo municipal contratou seguranças privados que também estarão nos percursos oficiais e não oficiais.
 
Ano passado, por exemplo, nenhuma ocorrência grave foi registrada no Carnaval tradicional e no Lava-Pratos de São José de Ribamar.
 
O Hospital Municipal, os Centros de Saúde Honório Gomes e Kiola Costa, a Unidade Básica do polo turístico de Panaquatira e o SAMU 192 funcionarão com equipes médicas reforçadas e mais ambulâncias.
 
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão os circuitos promovendo campanhas educativas (de prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, além do repasse de informações importante sobre o combate a pedofilia) e distribuindo preservativos.
 
Funcionários da Vigilância Sanitária Municipal atuarão junto aos trabalhadores do comércio informal distribuindo material de trabalho (toucas e luvas descartáveis, por exemplo). Venda de bebidas alcoólicas em garrafa serão proibidas nas proximidades dos palcos ou áreas onde as agremiações irão se apresentar.
 
Lava Pratos – O Carnaval do Lava Pratos de São José de Ribamar acontece nos dias 08 e 09 de março (sábado e domingo) na orla marítima da Sede da cidade.
 
O evento considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país deverá reunir mais de 150 mil foliões durante os dois dias e encerrará oficialmente a temporada momesca no Maranhão. 

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss