22/05/2014 às 17h43min - Atualizada em 22/05/2014 às 17h43min

Sedihc entrega Unidade de Registro Civil em Chapadinha

.

Tv Maranhense com informações da Sedihc

A secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, esteve na cidade de Chapadinha, nessa quarta-feira (21), para a inauguração da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento do município. Com a Unidade Interligada instalada no Hospital Antônio Pontes de Aguiar, a partir de agora, as crianças recém-nascidas deixarão a maternidade já com a Certidão de Nascimento, o que assegura o acesso a outros documentos que são essenciais ao longo da vida como o RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros.

Segundo a secretária Luiza Oliveira, o projeto tem o objetivo de contribuir para a garantia de acesso aos direitos humanos, além de ser um passo para a erradicação do sub-registro. Assim, como outra unidade já instalada em São José de Ribamar, a unidade de Chapadinha está conectada a um sistema de informação online, onde todos os documentos apresentados pelos pais ou responsáveis são digitalizados e encaminhados para o cartório do município, em seguida a certidão é enviada via internet para a maternidade. É um processo rápido que permite a impressão imediata da certidão.

No momento da inauguração, foi emitida a primeira certidão de nascimento da Unidade Interligada de Chapadinha. “O registro civil de nascimento leva também dignidade e cidadania às pessoas. A criança recém-nascida já sai do hospital uma cidadã, pronta para receber os benefícios sócios assistenciais e educacionais da rede de atenção dos governos estadual e federal”, garantiu Luiza Oliveira.

Os pais da criança que teve a primeira certidão emitida na Unidade, em Chapadinha, Cleomar Bizerra e Maria de Jesus Rodrigues, registraram o pequeno Manoel Rodrigues Bizerra, nascido no hospital da cidade. “Isso facilita muito para nós. Moramos na zona rural de Chapadinha e ter que voltar a cidade para tirar a certidão do nosso filho seria mais complicado. Com esse serviço, nosso filho já sai do hospital com nome e sobrenome”, afirmou a mãe do recém-nascido.

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, falou sobre a importância da unidade instalada no município. “A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para promover a cidadania em Chapadinha. Já realizamos ações com as carretas do Viva Cidadão e, agora, tivemos esse grande avanço com a instalação da nossa Unidade Interligada que garante que cada criança nascida no Hospital de Chapadinha deixe a maternidade como um verdadeiro cidadão, devidamente registrado”, informou Belezinha.

A inauguração contou, ainda, com a presença do secretário municipal de saúde, Allan Monteles; da tabeliã do Cartório do 2º Ofício de Chapadinha, Carolina Miranda; do defensor Público, Edson Zamba; do representante da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, Akaene Santos; e do presidente do Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mendes Sá.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp